Unimed Goiânia doa mudas de espécies do Cerrado para recompor área degradada em Senador Canedo

unimed-goiania-meio-ambiente

Cooperativa fez entrega de 2.200 mudas de árvores para Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Senador Canedo. As espécies nativas do Cerrado, incluindo Ipê, serão usadas para reflorestamento de Área de Preservação Permanente (APP) e neutralização de CO2

 

A Unimed Goiânia realizou a doação de 2.200 mudas nativas do Cerrado para o viveiro da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Senador Canedo. A ação faz parte do processo de neutralização da emissão de Dióxido de Carbono (CO2) relacionada ao consumo de combustíveis utilizados em automóveis e geradores de energia e ao consumo de gás natural pela Cooperativa, no ano de 2020. De acordo com o diretor de Mercado da Unimed Goiânia, Frederico Moraes Xavier, responsável pela área de Sustentabilidade, foi usado o software CO2 Neutro para o cálculo das emissões da operadora de planos de saúde, recursos próprios e eventos, disponibilizado pela Unimed do Brasil. “Desse modo é possível fazermos a quantificação de árvores que devem ser plantadas para neutralização de CO2”, explicou o diretor.

 

A entrega simbólica aconteceu no dia 13 de abril, no prédio administrativo da Unimed Goiânia, com a presença do presidente, Sergio Baiocchi Carneiro, do diretor de Mercado, Frederico Moraes Xavier, e do presidente da Amma de Senador Canedo, Paulo Roberto dos Santos, juntamente com a bióloga do município, Virgínia dos Santos Macedo.

 

A Área de Preservação Permanente Flor do Ipê, localizada na região norte de Senador Canedo, e que se encontra em situação de degradação, foi o local escolhido para receber o plantio das mudas. O presidente da Amma do município, Paulo Roberto dos Santos, pondera que o meio ambiente em áreas urbanas também precisa ser protegido, o que explica a importância dessa parceria com a Unimed Goiânia. “A comunidade vai receber esse reflorestamento com a maior satisfação. A área que vai ser recuperada e é próxima a duas comunidades bem povoadas no nosso município e, com certeza, vai ser um enorme ganho para todos”, ressalta.

 

Para o presidente da Unimed Goiânia, Sergio Baiocchi Carneiro, a doação das 2.200 mudas tem um importante caráter socioambiental e que cumpre o princípio cooperativista de cuidado com a comunidade. “De um lado, estamos fazendo a neutralização de emissão de CO2 e do outro, reforçamos o bom relacionamento com o município de Senador Canedo, que integra a área de atuação da Unimed Goiânia. Esse trabalho de conservação do meio ambiente também faz parte do cuidado com a saúde das pessoas. Nós médicos buscamos orientar as pessoas a viverem mais e melhor e do ponto de vista da biologia, a fauna e a flora fazem parte desse processo”, reiterou o presidente da Cooperativa.

 

Área de Preservação Permanente

 

A bióloga, Virgínia dos Santos Macedo, explica que a área fragilizada a ser restaurada no município de Senador Canedo já apresenta erosão, mas o plantio está previsto para ser feito durante o período chuvoso, no final do ano, para melhor manejo das plantas. “A Unimed Goiânia está nos ajudando a dar andamento no projeto de recuperação de uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados e isso é muito valioso para nós”, afirma.

 

O diretor de Mercado da Unimed Goiânia, Frederico Moraes Xavier, disse que além de ser uma das marcas de plano de saúde mais lembradas no mercado, a Cooperativa tem uma reconhecida participação no desenvolvimento das comunidades onde atua e no cuidado com o meio ambiente. “O plantio de espécies nativas do Cerrado possibilitará melhoria na qualidade do ar e na saúde das pessoas”, afirmou.

 

Na foto esta o Presidente Sergio Baiocchi realizando a entrega simbólica para a Amma de Senador Canedo.

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima