Unimed Goiânia oferece atendimento virtual pós-covid

unimed-atendimento-covid-poscovid

Por meio da telemedicina, a Cooperativa pretende facilitar a orientação de pacientes que tiveram covid-19. A consulta é totalmente virtual com um médico especialista.

Mais de 100 mil pessoas já foram atendidas no consultório virtual da Unimed Goiânia, criado para assistir pacientes com covid-19. Nos últimos meses, também têm sido atendidos pacientes que tiveram a doença há mais de 14 dias, mas ainda apresentam sintomas adversos. De maneira prática e eficiente, o beneficiário é atendido por uma rede de especialistas, de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, por meio de uma videochamada realizada no aplicativo da Cooperativa.

São neurologistas, fisiatras, pneumologistas, cardiologistas, imunologistas, endocrinologistas, pediatras, psiquiatras, entre outros. Em casos necessários, o médico faz o encaminhamento para uma consulta presencial. O atendimento está funcionando há aproximadamente dois meses, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

A telemedicina vem ganhando espaço e garantido vantagens para médicos e pacientes desde o início da pandemia no Brasil. O acesso a consultas, diagnósticos e monitoramento de saúde se tornou ainda mais importante e, ao mesmo tempo, a necessidade de isolamento social restringiu as possibilidades de procura das pessoas pelos consultórios.

Para solucionar essa questão, em março do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a área, que até então era muito restringida no país. A medida surgiu como alternativa e acelerou o futuro da telemedicina brasileira, aumentando a adesão de médicos e a aceitação da sociedade.

Pelo atendimento exclusivamente remoto, a modalidade conta com o uso da tecnologia para viabilizar e facilitar o acesso à saúde. Também garante conforto e praticidade para o paciente com eventual mobilidade limitada, como é o caso do paciente que acabou de passar pelo período de 14 dias com sintomas da covid-19. Sem qualquer prejuízo aos pacientes acostumados ao atendimento da medicina tradicional, o atendimento remoto possibilita emissão de laudos e exames com agilidade, com a mesma qualidade.

O futuro

Recentemente, o jornal The New England Journal of Medicine publicou uma matéria especial sobre o tema, em que abordava os princípios fundamentais que norteiam a telemedicina, destacando que a área veio para melhorar a saúde da população, a experiência dos pacientes e dos serviços, além de reduzir os gastos pessoais com os atendimentos.

As tele consultas pós-covid têm o grande desafio de transformar ainda mais a maneira como as pessoas cuidam de sua saúde. Com a liberação do CFM e do Ministério da Saúde do acesso aos médicos às chamadas online, os especialistas podem também emitir atestados digitalmente e receitar novos medicamentos.

Sobre a Unimed Goiânia

A Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico foi fundada em 21 de fevereiro de 1978 por 49 médicos goianos e integra o Sistema Nacional Unimed. Atua com princípios cooperativistas no setor de saúde suplementar com uma rede credenciada da instituição, que compreende hospitais, clínicas e laboratórios responsáveis pela assistência médica-hospitalar-laboratorial prestada a aproximadamente 350 mil beneficiários, em Goiânia, na região metropolitana e em mais 36 municípios circunvizinhos.

A Unimed Goiânia é uma força econômica importante no Estado de Goiás, indutora do crescimento e geradora de mais de 20 mil empregos indiretos na economia goiana. Oferece planos de saúde individuais ou familiares para pessoas físicas e planos empresariais e coletivos por adesão para pessoas jurídicas, com cobertura de acordo com a lista de Procedimentos e Eventos em Saúde, determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também oferece produtos opcionais como SOS – UTI móvel, aéreo e terrestre – e Proteção no Trabalho.

 

FONTE: Assessoria de imprensa Unimed Goiânia.

Rolar para cima