Ultrassonografia: o que é, para que serve e qual sua indicação

Ultrassonografia: o que é, para que serve e qual sua indicação

Você com certeza já ouviu falar desse exame, conhecido popularmente como ultrassom e que também pode ser chamado de ecografia. Trata-se de um recurso muito versátil e indicado pelos médicos por diversos motivos.

Mas o que é a ultrassonografia?

É um exame que, a partir de ondas sonoras, fornece imagens de órgãos e outras estruturas do corpo. Ele é feito com um transdutor, aquele aparelho em que o médico aplica um gel e depois desliza sobre a pele do paciente. Em contato com o corpo, são emitidas ondas sonoras, e o eco é convertido em imagens no computador.

É importante que não haja ar entre o transdutor e a parte do corpo a ser analisada, por isso a utilização do gel. A partir das imagens geradas, é possível obter o diagnóstico de condições médicas ou então trabalhar com a prevenção de uma série de doenças.

Para que serve?

Por ser um exame muito versátil, ele é utilizado para inúmeras finalidades. Por isso, vou citar abaixo os que realizo na clínica e suas principais funções:

Ultrassom do Abdome

Este exame pode identificar achados de diferentes locais do corpo (quadro sistêmico) e pode avaliar bem Fígado, Vesícula Biliar, Baço, Rins, Pâncreas, Vasos Sanguíneos Abdominais e parte do Intestino.

Ultrassom Transvaginal

Neste é possível avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher. A avaliação serve para diagnosticar possíveis nódulos, cistos, infecções, gravidez ectópica e câncer, que podem se tornar casos graves se não diagnosticados previamente.

Em gestantes, este exame ajuda a avaliar o bebê, acompanhar seus batimentos cardíacos, examinar a placenta e o colo uterino na gravidez.

Ultrassom da Próstata

Juntamente com a avalição médica e o PSA, este exame é o que há de mais eficaz para diagnosticar o câncer de próstata, antes de exames como ressonância e biópsia, cumprindo ótimo papel de rastreio.

Ultrassom da Tireoide

A tireoide é uma glândula responsável pelo nosso metabolismo, caso a produção de hormônios dessa glândula esteja alterada, alguns problemas podem surgir, sem falar no aparecimento de nódulos que devem ser devidamente avaliados e acompanhados. Por isso realizar este exame é fundamental.

Esses são alguns dos exames mais comuns de ultrassonografia que realizo, mas podemos citar também a ultrassonografia de Abdômen Superior, Pélvico, Aparelho Urinário, Músculo Esquelético e Articulações, entre outros.

Para quem é indicado?

A ultrassonografia não é um exame invasivo, portanto, todas as pessoas podem fazê-lo quando há indicação médica. E como podemos ver, ele é um recurso extremamente importante de tecnologia que auxilia muito no cuidado com a sua saúde.

Procure um especialista!

Se você precisa realizar algum desses exames é importante se certificar se o profissional que irá lhe atender é um especialista em ultrassonografia, para garantir maior segurança no resultado.

Cuide de você e de sua família! Procure se informar sobre os exames de rotina, pois eles são fundamentais para identificar um problema logo no início. Faz toda a diferença!

Por: Dr. Alberto Guerra Dias

Médico Radiologista

CRM/GO: 13703 | RQE: 10934

Dr. Alberto Guerra Dias

  • paula-cardoso-revista-mais-saude

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima