Tendinite nas mãos: saiba as causas e como trata-la

Dentre os relatos dos pacientes que são diagnosticados com tendinite nas mãos, a mais frequentes têm sido a má postura no trabalho, seguida do esforço repetitivo. 

Causas e Sintomas 

Saiba que este é um dos principais sintomas da tendinite, doença caracterizada pela inflamação do tendão (que liga os ossos aos músculos) ou da bainha de revestimento do tendão.

As principais causas estão relacionadas ao uso prolongado de maneira errada e com sobrecarga nas mãos, muito comum em profissionais como dentistas, pintores, pessoas que passam o dia digitando, entre outros. E o uso frequente do celular também pode causar a tendinite, principalmente devido à repetição dos movimentos em uso frequente do aparelho.

A má postura no trabalho também pode estar relacionada ao aparecimento das queixas, mas, de uma forma secundária, as doenças reumáticas ou metabólicas como o diabetes, também estão relacionadas a uma maior taxa de aparecimento de tendinites.

Além das dores, outros sintomas que também podem aparecer são o inchaço localizado e a perda de movimentos na região afetada.

Qualquer local de nosso corpo que possua tendões pode ser acometido por tendinites, porém as mãos são mais comumente afetadas, devido ao fato de seu uso constante durante as atividades do dia a dia, seja no trabalho, em casa ou em atividades recreativas e/ou esportivas.

Tratamento

O tratamento consiste inicialmente com medidas de repouso, mas o uso de medicamentos, fisioterapia, procedimento de infiltração e até cirurgia são recursos possíveis para tratar a tendinite, a depender da gravidade.

Dicas para prevenir a tendinite nas mãos:

  • Reduza os movimentos repetitivos com as mãos, buscando sempre alternar as atividades;
  • Caso não consiga reduzir os movimentos de repetição, faça pausas com alongamentos ao longo do dia;
  • Alongue todo o corpo antes de atividades físicas e também antes de iniciar o dia de trabalho, claro, sem se esquecer das mãos;
  • Caso você trabalhe com digitação, opte por teclados e mouse ergonômicos;
  • Hidrate-se com frequência, isso ajuda e evitar as inflamações como a tendinite.

Tendinite no Punho

Além das mãos, a tendinite pode afetar os punhos, também sendo resultado de uma inflamação dos tendões presentes nesta articulação, e que geralmente acontece devido a esforço repetitivos das mãos.

Esse tipo de tendinite pode causar dor, inchaço e vermelhidão no local, além de dificultar a realização de movimentos com a articulação. E o tratamento pode incluir o uso de anti-inflamatórios, imobilização da articulação e fisioterapia.

Os sintomas mais comuns de uma tendinite no punho são:

  • Dor ao movimentar o punho;
  • Inchaço na região;
  • Vermelhidão e aumento da temperatura;
  • Sensação de fraqueza.

Se estiver com alguma forma de dor ou desconforto nas mãos e/ou punhos, procure um médico ortopedista especialista em cirurgia das mãos para saber o tratamento mais indicado para o seu caso.

Por: Dr. Henrique Bufaiçal

Ortopedia e Traumatologia

CRM/GO: 11627 | RQE: 7921

Dr. Henrique Bufaiçal

  • coe-ortopedia-revista-mais-saude

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima