Suplementos para memória e concentração: qual tomar?

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Os suplementos para memória e concentração são muito utilizados por estudantes em períodos de provas e vestibulares, trabalhadores que vivem sob estresse e também por pessoas na melhor idade.

Portanto, esses suplementos têm a função de repor as vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso cérebro.

Ele combate os radicais livres e melhorar o fluxo sanguíneo do cérebro, ou seja, de modo a melhorar o funcionamento cognitivo, principalmente em períodos de esforço, de estresse e esgotamento mental.

Suplementos para a memória e  concentração

Os principais componentes dos suplementos para  memória e concentração, que melhoram a disposição e evitam a perda da memória, são:

Magnésio Treonato

O magnésio contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, da função psicológica e para o normal metabolismo produtor de energia, já que participa na transmissão de impulsos nervosos, aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem.

Ômega 3

O ômega 3 é um constituinte fundamental da membrana dos neurônios. Pois, é importante para o processamento da informação no cérebro, ou seja, contribui para o bom funcionamento do cérebro. Sendo assim, melhora a memória e o raciocínio, aumentando a capacidade de aprendizagem, e ainda, contribui para a prevenção do AVC.

Vitaminas C e E

As vitaminas C e E atuam como antioxidantes essenciais ao cérebro, que exerce numerosas funções, como a proteção do cérebro contra os radicais livres e contribuindo para a prevenção da demência. Portanto, é uma ótima opção na hora de escolher suplementos para  memória e concentração.

Ginkgo Biloba e Ginseng

O extrato de Ginkgo biloba e o Ginseng promovem a circulação periférica, ou seja, contribui para uma melhora na função cognitiva e ainda para uma boa visão e audição, reduzindo o stress.

Coenzima Q10

É uma coenzima essencial na produção mitocondrial de energia que possui atividade antioxidante, estando presente nos órgãos que necessitam de mais energia, como os músculos, o cérebro e o coração.

Vitaminas do complexo B

Entre os vários benefícios que têm para a saúde, elas também contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso e metabolismo de energia. Sendo assim, reduz o cansaço e a fadiga.

Colina

A colina é um dos melhores suplementos para  memória e concentração, pois está relacionada com o aumento da performance cognitiva e com a prevenção da perda de memória, já que contribui para a estrutura das membranas celulares e para a síntese de acetilcolina, que é um importante neurotransmissor.

Zinco

O zinco é um mineral que, de entre várias funções que tem no organismo, também contribui para a manutenção de uma função cognitiva normal.

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Cúrcuma (Açafrão da Terra)

A Curcumina presente no Açafrão da Terra (Cúrcuma) ainda não está completamente elucidado como ela age. Mas pode ter a ver com sua habilidade de reduzir inflamação no cérebro. Processo que se associa tanto ao Alzheimer como à depressão. Mostrando-se uma excelente aliada para a memória e capacidade de atenção.

Suplementos para  memória e concentração: conclusão

Estas substâncias compõem a maior parte dos suplementos utilizados para melhorar a atividade cerebral. E também podem auxiliar em sua saúde de uma forma geral, mas cuidado, pois não devem ser utilizados sem orientação médica. Pois, alguns deles podem causar efeitos colaterais ou ser contraindicados em tratamentos de algumas doenças.

 

Por: Dra. Heloise Medeiros

Médica

CRM/GO: 14810

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