Sofrendo com a unha encravada: saiba quais os motivos

sofrendo-com-a-unha-encravada

Você está sofrendo com a unha encravada? Saiba por quais motivos a unha sofre este desconforto

“A onicocriptose também conhecida como “unha encravada” é uma condição podológica que acomete a estrutura ungueal (unha), onde pessoas sofrem com essa podopatia têm dificuldade em sua marcha, ou seja, atrapalhando seu caminhar, praticar esportes ou até mesmo calçar um sapato fechado.

Sendo assim, tanto homem, mulher e até mesmo bebês e crianças podem sofrer com esta condição, uma vez que são vários fatores que a podem causar. 

Sofrendo com a unha encravada: sinais e sintomas da Onicocriptose

Primeiramente, a unha encravada é mais comum nos hálux (dedão do pé). E pode afetar os demais dedos.

A onicocriptose (unha encravada) ocorre quando a lateral da unha cresce em direção a pele, ou quando você passa por um embelezamento das unhas e fica restos de pele (cutícula) no local, causando desconforto, lesão, inflamação e até mesmo infecção. 

Portanto, os sintomas mais frequentes são: dor na ponta dos dedos, edema (inchaço) e vermelhidão, que se não tratado pode agravar e gerar exsudato (pús).

Sofrendo com a unha encravada: causas 

Primeiramente, existem muitos fatores que causam este desconforto e que pode contribuir para o impacto da borda da unha com o tecido (pele):

Corte ungueal incorreto; um dos grandes fatores para desenvolver o desconforto.

Obesidade; com o aumento do tecido em todo o dedo, facilita o aumento da compressão das lâminas.

Diabetes, alterações cardíacas, renais ou até tireoide; por conta dessas patologias pode criar um aumento do edema nos membros inferiores.

Trauma: uma força acentuada durante a caminhada em junção com calçado apertado. Também há traumas repetitivos como, por exemplo, chutar uma bola.

Onicofose (excesso de pele entre as bordas das unhas); sabe aquele cantinho que vive com excesso de cutícula, é conhecido como onicofose, que por sua vez mal retirada por um profissional não habilitado pode agravar a um grande desconforto.

Aumento de espessura das unhas; contribui para a diminuição da flexibilidade da unha.

Portanto, entre os múltiplos fatores anatômicos e comportamentais que podem causar a onicocriptose encontram-se ainda, estrutura da unha que surte com alteração, calçado apertado, alterações nos pés podendo causar desequilíbrio ao caminhar.

Sofrendo com a unha encravada: procedimento/tratamento

O procedimento técnico para retirada da espícula (pedaço de unha) é simples e rápido. Na maioria dos casos bastante eficaz, possibilitando uma rápida recuperação da unha. contudo pode agravar pela falta de um tratamento adequado por um podólogo qualificado, sendo assim, podem surgir complicações. 

Sendo assim, é claro, é sempre bom lembrar que este procedimento conhecido como espiculaectomia só pode ser realizado por um podólogo especializado.

Por isso, após o procedimento é necessário entender qual melhor tratamento e prevenção para o indivíduo, para que ele não venha ter o desconforto novamente e não venha agravar com outras podopatias.

Portanto, se realizam várias intervenções possíveis para o melhor tratamento de onicocriptose, são elas:

Desobstruir a passagem da unha;

Tratamento das podopatias (doenças das unhas);

Onicoórtese (aparelho para correção das unhas);

Sendo assim, é possível e deve evitar a onicocriptose. Sempre que tiver alguma alteração nas unhas suspeitas, procure um podólogo para um diagnóstico e tratamento mais adequado.

Por: Larissa Garcia

Podóloga Geral

Leia também: Efeitos do Sol na Pele

  • gennesys-consulting-goiania
Rolar para cima