O que é o reflexo de gag? Entenda agora mesmo

Reflexo de gag

Reflexos nada mais são do que a resposta voluntária e automática que nosso corpo tem quando estimulado de certa forma. E o reflexo de gag é um deles.

Geralmente desaparece quando o bebê começa a se alimentar com a colher, mas o que acontece quando, depois de atingir os seis meses de idade, o bebê continua a ter esse reflexo?

Vamos ver mais sobre o reflexo de gag agora mesmo ao longo desse artigo.

O que é o reflexo de gag?

É muito curioso entender a perfeição com a qual nosso corpo trabalha, e isso é que, embora seja verdade que há uma explicação lógica para tudo, muitas vezes devido à ignorância não sabemos que coisas são normais e o que pode ser um sinal de alerta em nossos pequeninos.

O reflexo de gag é aquele que, uma vez que o bebê recebe algo em sua boca, exerce movimentos regulares com a língua tentando empurrar o que lhe foi introduzido, seja um objeto ou comida (algo como tentar tirar algo da boca ajudado pela língua).

Esse reflexo é mantido por todos os bebês e normalmente desaparece por volta dos seis meses de idade, sendo totalmente normal e necessário desaparecer para dar lugar ao início da alimentação complementar.

Ou seja, para que um bebê comece a se alimentar além do leite materno ou fórmula infantil, ele deve atender a esse requisito.

Relação entre a colher e o reflexo de gag

A alimentação complementar nada mais é do que adicionar à alimentação com leite materno ou fórmula, alimentos que são seguros e oportunos para um bebê por volta dos seis meses de idade, mas isso implica uma série de requisitos, como:

  • Que ele possa se sentar com apoio.
  • Que ele tem um interesse ativo em comida.
  • Que ele pode pegar os objetos ou comida com a mão e colocá-los na boca.
  • O desaparecimento do reflexo, que é o objetivo deste artigo.

É importante que você saiba do que se trata esse reflexo, porque muitas mães costumam dizer ao iniciar a alimentação complementar esta famosa frase ‘Acho que ele não gosta de comida, porque ele a empurra com a língua e a joga fora’, quando o que realmente está acontecendo é que o reflexo ainda está ativo.

De fato, pode acontecer que esse bebê ainda não esteja neurologicamente preparado para receber outros alimentos além do leite materno e / ou fórmula infantil.

É de extrema importância conhecer esse reflexo que, como dito, não desaparece até os cinco ou seis meses de idade do bebê, especialmente naquelas crianças que foram instruídas a começar a se alimentar aos quatro meses de idade, já que, em primeiro lugar, seu corpo não está preparado no nível intestinal, renal ou neurológico.

E, pior ainda, estão sendo feitas tentativas de substituir a ingestão de leite, que é a única coisa que o bebê precisa para essa idade e até seis meses exclusivamente.

Reflexo de gag em bebês com mais de seis meses

Mas o que acontece se o bebê já tiver seis meses de idade e ainda tiver esse reflexo? Como diminuir o reflexo de gag? A alimentação complementar pode ser iniciada? Em suma, cada bebê deve ser tratado individualmente, porque nem todas as crianças nascem exatamente nas mesmas semanas.

Há bebês que nascem prematuros e outros depois do tempo e habilidades motoras e desenvolvimento são diferentes de acordo. Então não se preocupe se o seu bebê tiver seis meses de idade e esse reflexo estiver com ele. 

É simplesmente um sinal pelo qual seu corpo está indicando que ainda não está totalmente desenvolvido para aceitar outros alimentos além do leite.

Tags relacionadas: #reflexo de gag idade #reflexo de gag autismo #reflexo de gag bebê #reflexo de gag fonoaudiologia

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima