Como é o preparo para colonoscopia de manhã?

preparo para colonoscopia de manhã

A colonoscopia consiste em examinar o intestino grosso e a última parte do intestino delgado usando uma endoscopia flexível. Mas como é o preparo para colonoscopia de manhã?

De fato, a colonoscopia permite visão direta e amostragem, bem como manobras terapêuticas, como polipectomia.

Para ajudar você a entender mais sobre o preparo para colonoscopia de manhã, esse artigo foi criado. Leia e tire todas as suas dúvidas agora.

Preparo para colonoscopia de manhã

O reto e o cólon devem estar completamente vazios para realizar a colonoscopia. O preparo para colonoscopia de manhã depende muito do seu médico e dos medicamentos que ele indica para que o preparo seja adequado.

Em suma, siga as instruções de preparação específicas do seu médico, que podem incluir:

  • Uma preparação oral no dia anterior ao seu procedimento.
  • Uma dieta líquida clara no dia anterior ao seu procedimento.
  • Sem comida ou bebida três horas antes do procedimento.
  • Deve haver um adulto responsável para acompanhá-lo à sua consulta, ficar durante o procedimento e acompanhá-lo para casa depois

É essencial que você siga completamente as instruções do seu médico. Se algum dos preparativos necessários não for atendido, você pode ser solicitado a reagendar o procedimento para uma data posterior.

Como funciona o procedimento?

O médico pode pedir que você chegue uma hora antes do horário agendado para se preparar adequadamente para sua colonoscopia. 

Antes do início do exame, uma linha intravenosa (IV) será colocada no seu braço para administrar medicamentos para o seu conforto durante o procedimento. Além disso, será verificado continuamente sua pressão arterial, pulso e oxigênio, através de um monitor.

Durante o procedimento, você estará do seu lado esquerdo. Usando um endoscópio, a equipe responsável examinará de perto o revestimento do reto e do cólon. Se necessário, seu médico removerá todos os pólipos e fará biópsias. 

Durante o procedimento, você pode sentir uma sensação de pressão, gás, inchaço ou cólicas. Contudo, com a sedação, o nível de desconforto é mínimo. 

Uma vez que a área tenha sido vista e amostras do tecido tenham sido colhidas, o endoscópio será removido. O procedimento geralmente dura entre 15 e 60 minutos. 

Em casos raros, todo o cólon pode não ser visualizado adequadamente devido a dificuldades em avançar o periscópio ou porque ainda há fezes presentes. Nesse caso, seu médico pode precisar repetir o procedimento em uma data posterior ou enviar um plano de tratamento alternativo.

O que esperar após o procedimento

Devido aos efeitos do sedativo que você recebeu, seu médico pode conversar com seus entes queridos após o procedimento ou falar com você em outro momento.

A conversa pode ser através de um telefonema do seu médico ou com uma visita de acompanhamento ao consultório do seu médico. 

Tenha em mente que pode levar vários dias ou até uma semana até que seu médico receba os resultados da biópsia. Por isso, não estranhe se ele demorar um pouco para reagendar a sua consulta. Isso é normal.

Mas para que serve a colonoscopia? 

Este teste é realizado principalmente para descartar a possibilidade de possível câncer de cólon em pacientes que apresentam sintomas digestivos ou têm histórico familiar. 

Por outro lado, e em geral, recomenda-se fazer um a partir dos 50 anos de idade se você não tiver nenhum fator de risco, repetindo-o a cada cinco ou dez anos.

Também é realizado quando os pacientes apresentam os seguintes fatores de risco:

  • Diarreia crônica
  • Dor abdominal crônica
  • Sangramento retal ao ir ao banheiro ou nas próprias fezes.
  • Doença de Crohn
  • Colite ulcerativa
  • Anemia crônica por ferro, que pode ser causada por sangramento no cólon.
  • Presença de pólipos 
  • Se o paciente perdeu muito peso em pouco tempo e sem motivo aparente.

Tags relacionadas: #preparo para colonoscopia de manhã manitol #preparo para colonoscopia de tarde #preparo inadequado para colonoscopia #quantos dias de preparo para fazer colonoscopia #preparo para endoscopia de manhã

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima