Polipectomia: entenda o que é

polipectomia

A polipectomia é um exame endoscópico que permite ao médico avaliar o cólon para descartar anormalidades. 

O procedimento é realizado inserindo um tubo flexível da espessura de um dedo no ânus e avançando-o até o final do cólon.

Quais são os preparativos necessários?

O médico lhe dirá as restrições à sua dieta e qual rotina de higiene você deve seguir. 

Em geral, a preparação consiste em consumir um grande volume de uma solução de limpeza especial ou líquidos claros e laxantes especiais por via oral, para que o procedimento seja preciso e completo, o cólon deve estar completamente limpo. 

Portanto, certifique-se de seguir as instruções do seu médico cuidadosamente.

O que acontece durante a polipectomia?

A colonoscopia com polipectomia é bem tolerada e raramente causa muita dor. Durante o procedimento, o paciente pode sentir pressão ou distensão abdominal. 

O médico pode dar um sedativo ao paciente para ajudá-lo a relaxar e tolerar melhor qualquer desconforto que ele tenha. 

O paciente fica de lado, enquanto o médico insere lentamente um equipamento de endoscopia (colonoscópio) ao longo do intestino grosso para examinar sua parte interna. 

O médico reexamina a mucosa do cólon enquanto remove lentamente o colonoscópio. O procedimento em si geralmente leva de 15 a 30 minutos, embora o paciente deva ter de 2 a 3 horas de espera, pré-internação e recuperação.

Em alguns casos, o especialista não pode passar o colonoscópio por todo o cólon até o local onde ele se junta ao intestino delgado. Embora outro teste possa ser necessário, o médico pode decidir que o exame limitado é suficiente.

O que acontece se a colonoscopia mostrar algo anormal?

Se o seu médico considerar que uma área precisa de uma avaliação mais aprofundada, um instrumento passará pelo colonoscópio para obter uma amostra da mucosa (biópsia), para fins de análise. 

As biópsias são usadas para identificar muitas condições e o médico pode solicitá-las, mesmo que não haja suspeita de câncer. 

Se a colonoscopia for realizada para identificar locais de sangramento, o médico pode controlar o sangramento por meio do colonoscópio, seja injetando medicamentos ou coagulando. 

Além disso, durante o procedimento, o médico pode encontrar pólipos, e é muito provável que ele os remova naquele momento. Normalmente, esses procedimentos não causam dor.

O que são pólipos?

Pólipos são crescimentos anormais da mucosa, geralmente benignos, que aparecem no cólon. Seu tamanho pode variar de um pequeno ponto a vários centímetros. 

O médico nem sempre consegue distinguir um pólipo benigno de um pólipo maligno (câncer) por sua aparência, então ele pede para analisar os pólipos que remove, já que o câncer começa nos pólipos, sua extração é uma maneira importante de prevenir o câncer de cólon.

Como os pólipos são removidos?

O médico remove os pequenos pólipos com uma pinça que passa pela colonoscopia. Para remover pólipos maiores, o médico usa uma técnica chamada polipectomia.

Este procedimento consiste em passar uma alça de arame através do colonoscópio para remover o pólipo da parede intestinal usando uma corrente elétrica. Não há dor durante esse exame.

O que acontece depois de uma colonoscopia?

O médico explicará os resultados do teste, embora você provavelmente tenha que esperar pelos resultados das biópsias que são realizadas. 

Se você recebeu sedativos durante o procedimento, alguém deve levá-lo para casa e ficar com você. Mesmo que você se sinta bem após o procedimento, seu julgamento e reflexos podem ser afetados pelo resto do dia. 

Você pode sentir algum inchaço devido ao ar introduzido no cólon durante o exame, essas sensações geralmente desaparecem rapidamente quando os gases são evacuados.

Você provavelmente poderá comer após o teste, mas o médico pode restringir sua dieta e suas atividades, especialmente após o exame.

Quais são as possíveis complicações da colonoscopia?

Colonoscopia e polipectomia geralmente são procedimentos seguros quando realizados por médicos especialmente treinados e experientes nesses procedimentos.

Uma das possíveis complicações é a perfuração ou ruptura da parede intestinal, o que pode exigir cirurgia. O sangramento pode ocorrer no local da biópsia e da polipectomia, embora geralmente seja menor. 

O sangramento pode ser interrompido espontaneamente ou pode ser controlado por colonoscopia, e o acompanhamento médico raramente é necessário. 

Alguns pacientes podem ter uma reação a sedativos ou apresentar complicações de doença cardíaca ou pulmonar.

Embora não seja comum que ocorram complicações após uma colonoscopia, é importante reconhecer os primeiros sinais delas. 

Se você tiver dor abdominal intensa, febre e calafrios ou sangramento retal, entre em contato com seu médico. Tenha em mente que o sangramento pode ocorrer vários dias após o exame.

Tags relacionadas: #polipectomia endoscópica #polipectomia o que é #polipectomia endometrial #polipectomia gástrica

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima