Pilates x Diabetes Tipo 2

pilates-diabetes-tipo-2

O Diabetes Tipo 2 caracteriza-se pela insuficiência do pâncreas em produzir insulina ou pela deficiência do organismo em utilizar a insulina de forma eficiente.

Geralmente, acomete pessoas acima dos 40 anos com histórico familiar da doença e que possuem hábitos de vida que propiciam a manifestação da doença, tais como, sedentarismo, obesidade, alimentação desequilibrada e estresse.

Alguns pacientes conseguem o controle do açúcar no sangue com medicamentos e mudança de hábitos, no entanto, outros tornam-se insulina dependentes. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que os exercícios físicos podem evitar que pessoas com genética familiar manifestem a doença.

Sabemos que os exercícios físicos alteram o nosso sistema hormonal de maneira benéfica, quando praticado de maneira moderada e sem excessos e por isso, funcionam como uma auxiliar nos tratamentos do Diabetes Tipo 2, bem como do de outras doenças do sistema endócrino.

No caso do Diabetes Tipo 2, a prática de exercícios físicos é fundamental quando realizada de forma sistemática, pois as células musculares não necessitam da insulina (que funciona como um “atravessador”) para utilizar o açúcar, pois ela é capaz de utilizar a glicose como fonte de energia sem precisar da insulina.

O Pilates realizado dentro de uma metodologia e com consistência pode assistir o paciente com Diabetes Tipo 2, de 5 maneiras:

  1. Diminuição do açúcar no sangue pela contração muscular;
  2. Crescimento da massa muscular, a qual aumenta o metabolismo e o consumo de glicose sem insulina;
  3. Melhora da circulação sanguínea que auxilia no controle da pressão e aumento do metabolismo;
  4. Liberação de hormônios do bem estar que auxiliam no relaxamento mental e diminuição do estresse;
  5. Estimula a mudança no estilo de vida do paciente, pois muitos praticantes que costumavam não gostar de exercícios físicos começam a sentir a necessidade do exercício diariamente.

São muitos os casos de pacientes com Diabetes Tipo 2 que atendi e se tornaram praticantes do Método Pilates assíduos e tiveram suas vidas transformadas! E para mim, nada mais gratificante do que auxiliar nesse processo de transformação!

Por: Dra. Gracielli Manso

Fisioterapeuta

Crefito 91676-F

Dra. Gracielli Manso

  • rogerio-morale
Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima