A percepção da Psicanálise sobre o Inconsciente

psicanalise-persepcao-inconsciente
A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. O ponto de partida desse método terapêutico é o inconsciente. Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades.

Uma consulta ou sessão com um psicanalista tem como método principal a conversação, onde o paciente é estimulado a falar tudo o que quiser. A partir disso, o analista interpreta e avalia esse diálogo para identificar a origem inconsciente daquilo que impede a resolução dos seus problemas.

Pode-se dizer que este método de terapia busca desvendar os mistérios intrínsecos de nosso ser. O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente.

A Psicanalise na atualidade se tornou uma técnica ainda mais intervencionista e rápida, as abordagens são diretas, e mesmo quando o Paciente se mostra com dificuldades de falar sobre seus assuntos íntimos o terapeuta psicanalista o faz, de maneira a conduzir a terapia para um tratamento breve e rápido.

Dentro da psicanálise, tivemos diversas práticas e técnicas de terapias holísticas assimiladas por vários terapeutas, que foram regulamentadas pelo Ministério da Saúde como Praticas Integrativas à Saúde.

A hipnose por sua vez dentro da Psicanalise se torna uma grande aliada a Psicanalise, que levanta as dificuldades e analisa como essas dificuldades estão ocorrendo dentro do inconsciente. Logo após esse levantamento com a Hipnoterapia se permite programar o paciente corrigindo ou ressignificando traumas que possam estar gerando gatilhos de comportamentos negativos ou emocionais.

A Psicanalise Junguiana é uma de minhas preferidas, não que descarte as teorias de Freud ou de qualquer outro, é que os anos de prática nos permitem, em determinadas situações, utilizar duas teorias e práticas diferentes na mesma questão, permitindo então testar e agilizar o processo terapêutico.

Análise Transacional

Dentro da psicanalise temos também analise transacional, que nos mostra que “Saber sobre si mesmo é uma chave para o sucesso!”

A análise transacional de Eric Berne tem o intuito de melhorar o potencial das pessoas, ou seja, quanto mais você saber sobre si mesmo, mais habilidades pessoais terá, desse modo, você utilizará melhor a sua comunicação para melhorar cada vez mais.

A teoria de Berne foi criada para que a pessoa seja beneficiada onde o relacionamento interpessoal é fundamental. Por exemplo, imagine uma empresa onde as trocas humanas sempre acontecem e são fundamentais para o crescimento de todos.

Então pode ser hora de se redescobrir ou se reinventar como um novo ser equilibrado e conhecedor de seus medos e desejos.

Por: Dr. Humberto Cícero Fonseca Araújo
Psicanalista e Hipnólogo
CRT/GO: 48448 | CRTP/GO: 26703
  • rogerio-morale
Rolar para cima