Ozempic/Rybelsus: Oral ou injetável?

OzempicRybelsus Oral ou injetável

A semaglutida, conhecida também como Ozempic (versão injetável) ou Rybelsus (versão comprimido), é um medicamento indicado para aumentar os níveis de insulina, equilibrando os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar a diabetes tipo 2 e evitar complicações da doença, como infarto ou derrame. 

Além disso, a semaglutida também pode ser recomendada para ajudar no emagrecimento. Isto porque, esse remédio esse remédio promove a saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia e facilitando a perda de peso.

A semaglutida é comercializada na forma de comprimido ou caneta injetável, podendo ser comprada em farmácias, com receita médica. No entanto, para se obter os resultados com o uso desse remédio, é importante também manter uma dieta balanceada e praticar exercício físico regularmente e manter um acompanhamento médico e nutricional.

Como a semaglutida pode ajudar a emagrecer?

A semaglutida é um medicamento com efeito similar ao GLP-1, um tipo de hormônio que é produzido pelo intestino após as refeições e que envia sinais de saciedade para o cérebro, diminuindo a fome e promovendo o emagrecimento.

No entanto, esse remédio geralmente é indicado para o tratamento de perda de peso em pessoas que têm pelo menos uma dessas condições: diabetes tipo 2, pressão alta, dislipidemia ou doenças cardiovasculares.

Qual opção utilizar, oral ou injetável?

O Rybelsus (semaglutida via oral) é mais uma alternativa para o tratamento da obesidade como uma medicação de ação periférica. Porém, o Ozempic (semaglutida versão subcutânea) é mais eficiente para a perda de peso, devido a absorção mais eficaz devido a via ser subcutânea. Assim, o Rybelsus, fica mais voltado para os casos os quais o paciente já se encontra no peso e precisa fazer o controle e quando o mesmo apresenta resistência a utilização de medicação por via subcutânea.

O acompanhamento médico é fundamental para monitorar o tempo de uso da medicação, a dose adequada e promover uma mudança de vida voltada para a alimentação saudável e a prática de atividade física.

Por: Dra. Heloise Medeiros

Médica

CRM/GO: 14810

Dra. Heloise Medeiros

  • medcom-brasilia

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima