O que é Catarata? Saiba quais são os sintomas, diagnóstico e tratamento

o-que-e-catarata

Todo mundo fala sobre mas você sabe o que é catarata? Entre as diversas doenças que podem afetar nossos olhos, temos a catarata. Uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil. Ou seja, a catarata quando não tratada adequadamente pode levar à cegueira, embora seja possível reverter a perda da visão com cirurgia.

Você sabe o que é catarata?

Muitas pessoas podem ficar assustadas e nem saber de fato o que é catarata. Com o passar do tempo e a idade avançando, ocorre um processo natural de envelhecimento. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. 

É algo inevitável e que ocorre em 100% das pessoas. A lente natural, além de perder a elasticidade, torna-se opaca. 

Essa opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão e, consequentemente, acaba tornando mais difíceis tarefas como ler um livro ou dirigir um carro.

Aos poucos a visão fica embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos, até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira se não diagnosticado e tratado. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Contudo, a catarata não é um problema de visão que atinge apenas idosos. Fatores como hereditariedade, traumas oculares, diabete e uso de corticoides também podem fazer com que o paciente desenvolva a doença.

Quais sintomas da Catarata?

Os sintomas da catarata não surgem logo de início da doença, por isso ela é considerada um mau silencioso. Ou seja, começam a aparecer de forma progressiva com sintomas leves de início. Conforme o problema avança é que a pessoa começa a sentir incômodo e dificuldade para enxergar. Os seguintes sintomas são característicos da catarata:

  • Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;
  • Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva;
  • Dificuldade para ler, dirigir e andar;
  • Alteração da percepção de cores;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos;
  • Visão com brilho de lâmpadas ou do sol;

Como é dado o diagnóstico da catarata?

Ela é detectada quando o especialista examina a estrutura interna do olho, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão.

Como é feito o tratamento da catarata?

O único tratamento é a cirurgia.

A cirurgia é simples, rápida, segura e praticamente sem dores na recuperação da cirurgia de catarata. A operação é realizada com anestesia local e consiste na substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial chamada de lente intra-ocular. Essa lente é feita sob medida, conforme a curvatura da córnea de cada paciente. Ela cumprirá a função do cristalino e em poucos dias o paciente tem a sua visão recuperada, voltando a enxergar normalmente.

 

Por: Dr. Fábio DagaAna Carla Nery

Médico Oftalmologista

CRM/GO: 22410 | RQE: 11596

 

  • quero-ouvir

 

 

 

Rolar para cima