Novas Tecnologias em Cirurgia de Coluna

novas-tecnologias-cirurgia-coluna

É com grande satisfação e alegria que trago novidades para o tratamento de patologias muito comuns em cirurgia de coluna; hérnias de disco lombar e cervical.

Atendendo a demanda do emprego de novas tecnologias em cirurgia de coluna a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, através da resolução normativa – RN n° 465 de fevereiro de 2021, atualizou o rol de procedimentos e eventos em saúde, onde foram incluídos os procedimentos de cirurgia endoscópica da coluna vertebral e artroplastia discal de coluna cervical, tendo esses procedimentos cobertura prevista pelos planos de saúde/convênios.

A partir de agora, pacientes com critérios clínicos e radiológicos poderão se beneficiar dessas modalidades de tratamento, as quais visam minimizar o dano tecidual muscular, rápida reabilitação funcional e preservação do movimento.

Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral

A cirurgia por vídeo ou endoscopia da coluna é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal vertebral ), através da utilização de endoscópio  associados a câmeras, o cirurgião de coluna consegue acessar e remover a hérnia de disco, causando um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura. Isto permite um pós-operatório menos doloroso e  um retorno precoce as atividades normais.  O procedimento  normalmente necessita de pequena incisão (menor que 1cm) e pode ser realizado com anestesia local e sedação.

Artroplastia Discal de Coluna Cervical

Os discos intervertebrais da coluna cervical são muito importantes para a mobilidade normal e função do seu pescoço. Com o tempo, os discos podem ser danificados, evoluindo com a formação de hérnia de disco e comprimindo as raízes nervosas e/ou medula cervical.

O objetivo da cirurgia de disco artificial cervical (artroplastia) é aliviar a pressão sobre os nervos e/ou da medula espinal (descompressão) e restabelecer a estabilidade e alinhamento da coluna vertebral. Ou seja, realizamos a troca de um disco intervertebral doente por uma prótese discal que preserva todas as funções do disco original.

 

Por: Dr. Daniel Labres da Silva Castro
Ortopedia – Cirurgia de Coluna
CRM/GO: 12999 | RQE: 7551
  • coe-ortopedia-especializada
Rolar para cima