Infiltrações para o tratamento da Dor

O tratamento de infiltração é muito usado na ortopedia, por ser seguro e eficaz no tratamento de lesões, principalmente esportivas.

O que é o tratamento de infiltração?

O procedimento consiste na aplicação de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, por meio de uma injeção no local da dor, geralmente devido a inflamações causadas por lesões como, quedas, torções, pancadas, entre outras.

As infiltrações podem ser realizadas em qualquer articulação, como joelhos, quadris e coluna, mas também em ligamentos ou tendões que tenham passado por um trauma e apresentam processo inflamatório, ocasionando dor intensa. Por esse motivo, as infiltrações são muito comuns em atletas, uma vez que estão expostos a lesões provenientes de suas atividades.

Podem ser usados medicamento como corticoides, com ação conhecida como depósito, que ficam ativos de forma prolongada, por cerca de quatro semanas, e mais recentemente também tem sido utilizado o ácido hialurônico, que é uma substância natural encontrado nas articulações e que atua como um lubrificante no interior das articulações, reduzindo impactos. Este procedimento é conhecido como viscossuplementação.

O recurso da infiltração em ortopedia já é usado há bastante tempo, mas com o desenvolvimento da área farmacológica e dos utensílios utilizados no procedimento, como agulhas mais finas, que permitem maior precisão na aplicação, os resultados são bastante positivos.

Quando o tratamento com infiltração é recomendado?

A infiltração é recomendada sobretudo para respostas rápidas em processos inflamatórios e para minimizar dores, sendo utilizada principalmente naqueles processos traumáticos ou inflamatórios que não respondem bem ao tratamento convencional, com medicação via oral, por exemplo.

Além das lesões decorrentes das práticas esportivas, o tratamento pode ser indicado para osteoartrite, em processos inflamatórios como as tendinites, na coluna, em problemas persistentes como dor lombar, ciática ou hérnia de disco e outras doenças articulares.

Como é realizado o procedimento?

Entre os equipamentos utilizados estão seringas e agulhas, que, assim como o medicamento, serão indicados de acordo com o tipo de lesão a ser tratada e a necessidade do paciente.

Em alguns casos, para saber o local correto da dor e fazer a aplicação, o médico pode utilizar como apoio ao diagnóstico e aplicação a utilização de ultrassonografia.

É importante reforçar que os equipamentos utilizados são estéreis e usados apenas uma vez.

A aplicação da injeção é feita após assepsia local, em local limpo e adequado e pode-se fazer o uso de anestesia local antes do procedimento.

Mas, é sempre importante reforçar: o tratamento através de infiltração e sua indicação deve promover a qualidade de vida do paciente, observando-se rigorosamente riscos e benefícios em cada situação analisada. Procure um médico ortopedista especialista para um melhor diagnóstico e indicação ao tratamento.

Por: Dr. Daniel Labres da Silva Castro

Ortopedia – Cirurgia da Coluna

CRM/GO: 12999| RQE: 7551

Dr. Daniel Labres da Silva Castro

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima