Importância da vacinação contra doenças respiratórias

importancia-vacinacao-contra-doencas-respiratorias

As infecções das vias aéreas são responsáveis por elevadas taxas de mortalidade em todo o mundo, principalmente em crianças e idosos. Sinusites, otites, pneumonias, coqueluche e gripes são infecções do sistema respiratório, causadas, em sua maioria, por vírus e bactérias e, em alguns casos estão presentes ao mesmo tempo.

A sinusite e a otite média aguda (infecção de ouvido) são formas muito frequentes de infecções bacterianas do trato respiratório com sintomas como: coriza, congestão nasal, febre, dor de cabeça e dor de ouvido, sendo causa comum de uso de antibióticos e consultas médicas ambulatoriais.

A pneumonia bacteriana é a forma clínica mais grave, responsável por internações e com grande consequência em mortalidade, principalmente infantil. A gripe é a infecção respiratória mais frequente, estando relacionada ao vírus, geralmente com sintomas brandos, mas, também, apresentam riscos elevados, dependendo do paciente.

A coqueluche é uma forma grave de infecção respiratória, principalmente em bebês ainda não vacinados, é conhecida como tosse de cachorro e pode causar asfixia. Sabe-se que pacientes idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como asma, enfisema, alergia respiratória, no geral, apresentam maior risco de desenvolver doenças infecciosas.

Os principais vírus relacionados a essas infecções são Influenza e Vírus Sincicial Respiratório. As principais bactérias relacionadas às infecções respiratórias recorrentes são o pneumococo, Haemophilus Influenzae e Bordetela Pertussis. As principais vacinas para a prevenção das infecções respiratórias são: Vacina Influenza, Vacina Pneumo 13, Vacina Pneumo 23, Vacina Haemófilus e Vacina DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche).

Por: Dra. Gabriela Dourado Maranhão

Pediatria | Alergia e Imunologia Pediátrica

CRM/GO: 14840 | RQE: 9940 | RQE: 10009

Dra. Gabriela Dourado Maranhão

  • gennesys-consulting-goiania
Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima