Dor ou dormência nas mãos de gestantes tem tratamento com especialista

dor-dormencia-maos-gestantes

A gravidez é um momento cheio de alegrias, mas também com muitas mudanças hormonais no corpo feminino, e cheio de desafios para a nova mãe, que tem sua rotina completamente transformada depois da chegada do bebê.

Todas essas mudanças podem predispor a mulher algumas condições de saúde durante a gravidez e no pós-parto.  Nas mãos, observamos com certa frequência a incidência da Síndrome do Túnel do Carpo e da Tendinopatia de De Quervain.

Sintomas Gerais

Na Síndrome do Túnel do Carpo, os sintomas iniciais são dores e dormência noturnas nas mãos, principalmente nos primeiros dedos (polegar, indicador e dedo médio), além de formigamento à noite. Pouco a pouco, pode haver perda de sensibilidade nos dedos, debilidade na mão e dificuldade para agarrar objetos. Outro fator que merece
a atenção é a atrofia da região tenar da mão, onde ficam os músculos da base do polegar.

Se esse nervo fica apertado dentro do túnel do carpo, pode também ocorrer atrofia dessa musculatura e essa condição é um sinal de gravidade. As dores na base do polegar, com dificuldade de movimentação do punho são os sintomas iniciais da tendinite de De Quervain. A inflamação normalmente começa na reta final da
gestação, no terceiro trimestre.

Incômodo nas mãos: o que fazer?

Ao sentir qualquer incômodo, busque um ortopedista especialista em mãos

Na grande maioria das vezes essas alterações são transitórias e acontecem no final da gestação ou no período pós-parto. Elas acabam regredindo, mas isso não significa que a mulher precise aceitar o incômodo e esperar passar.

É possível realizar medidas de controle conservador e sem necessidade do tratamento cirúrgico. O mais importante é que a paciente procure um ortopedista especialista em mãos para um diagnóstico preciso, pois ele é o profissional mais adequado para indicar o tratamento correto.

É possível realizar medidas de controle conservador e sem necessidade do tratamento cirúrgico.

 

Por: Dr. Henrique Bufaiçal
Ortopedia e Traumatologia
CRM/GO: 11627 | RQE: 7921
  • coe-ortopedia-especializada

Acompanhe mais artigos e matérias em nossa revista sobre saúde e bem-estar.

Rolar para cima