5 Dicas de como envelhecer bonita e com saúde

dicas-envelhecer-bonita-saudavel

O envelhecimento é um processo natural da vida que acontece para todos, no entanto, depende de cada um, das escolhas que realizamos com nosso autocuidado e do estilo de vida que serão determinantes como você envelhecerá.

 

Nos últimos anos tivemos três pilares que mudaram a forma como enxergamos o envelhecimento:   o avanço nas tecnologias, inclusive na medicina estética; a internet, que permitiu o acesso às informações em tempo real e a mudança de conceitos sobre o envelhecimento saudável com a premissa de medicina preventiva além do corpo, contemplando a mente – alma.

Embasando nos conceitos acima, cada vez mais vemos homens e mulheres com 50-60 anos em plena forma física e ativo profissional e socialmente com a beleza e a jovialidade de pessoas com 30 anos. Podemos citar vários casos de pessoas públicas como Claudia Raia, Helena Ranaldi, Claudia Schiffer, Cristiane Torloni, Luciana Giménez dentre tantas outras. O que essas pessoas fazem para envelhecer bem?

Reuni aqui 5 dicas que norteiam o envelhecimento saudável priorizando bem -estar e beleza.

 

1- Estilo de Vida

A prática de um estilo de vida saudável mantendo o equilíbrio na alimentação, evitando o consumo de açúcares e carboidratos refinados que são pró-inflamatórios e degradam nosso colágeno, e evitando também uso de bebida alcoólica. O nutrólogo pode te auxiliar na prescrição de suplementos ou nutracêuticos antioxidantes que evitam a destruição do colágeno e inflamação celular.

 

2- Atividade Física

A prática regular e diária de atividade física para manter o sistema musculoesquelético saudável além de controle auxiliar no peso, reforçando a importância da musculação após 45 anos para evitar “sarcopenia”, que seria a perda do tecido muscular que facilitaria a osteoporose. Vale reforçar a prática de atividade aeróbica como caminhada, corridas e esportes de acordo com o hobby de cada pessoa; quando fazemos um esporte como hobby, estamos também cuidando da conexão corpo-mente.

 

3- Tabagismo

O tabagismo é um dos principais fatores para o envelhecimento precoce junto da exposição solar exagerada e desprotegida do filtro solar. O cigarro causa perda de colágeno, pele sem viço com aspecto acinzentado na coloração cutânea, além, claro de aumentar risco de doenças cardiovasculares e pulmonares. Então não permita que ele faça parte da sua vida!!!

 

4- Filtro Solar

O uso de filtro solar regular e diariamente desde a infância, de preferência, evita o surgimento de cânceres, manchas e rugas após os 35-40 anos. O sol causa dano cumulativo tardio, ou seja, você toma sol aos 20 anos, mas os sinais dessa exposição surgirão após 35 anos de idade. A inserção no seu cotidiano de um “skincare” adequado de acordo com o seu tipo de pele, faz toda diferença para controle de oleosidade, hidratação, nutrição da pele e prevenção da perda de colágeno; o seu dermatologista é o profissional que te auxiliará com maestria nessa rotina com a pele.

 

5- Procedimentos Estéticos

Por último, mas não menos importante, a realização de procedimentos estéticos minimamente invasivos que permitem manutenção da beleza, dentre estes temos as tecnologias como Ultraformer para flacidez, lasers que tratam qualidade de pele e viço, além de manchas; os bioestimuladores de colágeno como Sculptra e Radiesse que permitem produção de colágeno novo melhorando contorno facial e firmeza na pele. O segredo para manter o rosto bonito e natural é evitar os exageros nos procedimentos estéticos, mas realizando estes com equilíbrio e sensatez. É importante frisar que a manutenção e regularidades nos procedimentos dermatológicos permitem que você continue linda, jovial e plena após os 50 anos.

 

Em suma, seja sua prioridade nessa vida para sentir-se realizada e feliz com a imagem que vê no espelho.

 

Por: Dra. Patrícia Aparecida de Castro
Médica Dermatologista
CRM/DF: 13212 | RQE: 9907
  • quero-ouvir
Rolar para cima