Dicas para Aumentar a Imunidade

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Nosso sistema imunológico funciona como uma defesa do organismo contra agentes infecciosos, ou seja, ele é formado por um conjunto de células de defesa e tecidos especiais que são responsáveis por proteger nosso corpo contra as bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos que estão presentes no ar.

Listo abaixo 5 dicas com alguns fatores que podem te auxiliar no aumento da imunidade:

1 – Se Alimentar de Forma Saudável

Uma alimentação rica em nutrientes é extremamente necessária para o nosso organismo, ela que irá garantir uma imunidade mais forte. Em especial, podemos destacar alguns nutrientes essenciais para o fortalecimento da imunidade, sendo uma alimentação rica em vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, zinco e selênio.

2 – Tomar Sol Regularmente

O sol é quem nos fornece a principal fonte de vitamina D, sendo aconselhável se expor ao sol diariamente, dando preferência aos horários que antecedem às 10 horas e posteriores às 16 horas. A vitamina D é fundamental para fortalecer nossos ossos e para a defesa de nosso sistema imunológico.

3 – Praticar Exercícios Físicos

A pratica de exercícios físicos atua diretamente na redução dos níveis de stress e aumenta significativamente a produção de anticorpos no organismo. As atividades podem ser desenvolvidas mesmo dentro de casa, com ao menos 30 minutos de exercícios diários, como pular corda, polichinelo, exercícios de pilates e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo.

4 – Hidratar-se

Beber água regularmente retira o excesso de impurezas do organismo, e ainda nos ajuda na prevenção de doenças. Lembre-se de redobrar os cuidados com a hidratação quando a pratica de atividade física for mais intensa, pois nosso corpo passa a exigir mais ao longo do dia, e não somente durante a atividade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para calcular de forma prática o quanto de água é necessário para o nosso consumo diário, basta multiplicar o nosso peso por 35ml, ou seja, para uma pessoa que pesa 70 kg, o ideal é que consuma ao menos 2.450 ml de água. Faça o cálculo e distribua em horários para que consiga reeducar sua ingestão de água.

5 – Evitar álcool e cigarro

Essas drogas (e outras sejam legais ou ilegais) baixam muito a imunidade, deixando seu organismo vulnerável às infecções, e se você não conseguir cortar esses hábitos, reduza-os o máximo que puder.

 

Como podemos ver e aprender, fortalecer nossa imunidade não tão difícil, mesmo que exija bastante disciplina para ter esses bons hábitos diários e cuidar de nossa alimentação. É importante também evitar a automedicação, dando sempre preferência aos remédios naturais.

E esteja sempre atento aos sinais para saber se a sua imunidade esta baixa, como infecções, febres, calafrios, cansaço excessivo, diarreia, náuseas e vômitos. Quando identifica-los, se cuide e, se necessário, busque ajuda médica.

 

Por: Dra. Heloise Medeiros
Médica
CRM/GO: 14810
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