Dica de como aumentar a saciedade

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Para aumentar a saciedade após uma refeição e manter a fome longe por mais tempo, boas estratégias são essenciais para o processo de emagrecimento saudável.

Assim é importante evitar refeições baseadas em carboidratos simples, como pão francês, ou tapioca com manteiga, que são rapidamente digeridos e aumentam a sensação de fome mais rapidamente, além de alimentos muito doces, como chocolate ao leite, doces cristalizados, bolachas recheadas e brigadeiro, que elevam a glicemia rapidamente e promovem uma sensação momentânea de prazer, o que pode levar ao vício e a compulsão.

Preparei algumas dicas que aumentam a saciedade e consequentemente reduzem aqueles quilinhos a mais que estão te incomodando.

Dica de como aumentar a saciedade:

Adicionar uma fonte de proteína nas refeições

A proteína é um nutriente que traz muita saciedade, e é encontrada em alimentos como ovos, carnes, frango, queijos e iogurte. Além disso, as proteínas utilizam mais calorias em seu processo de digestão, contribuindo também para o aumento da massa muscular corporal, o que aumenta seu metabolismo contribuindo para o emagrecimento.

Veja também O que é MUSICOTERAPIA e como ela pode te ajudar?

Comer salada no almoço e no jantar

Os legumes e as verduras são bastante ricos em fibras e pobres em calorias, aumentando a sensação de saciedade, ajudando a reduzir o consumo de carboidratos como arroz, macarrão, batata, entre outros. Além disso, os vegetais são ricos em vitaminas e minerais importantes para ativar o metabolismo e estimular a redução de peso.

Adicione sementes nos lanches

Ricas em fibras, as sementes como chia, linhaça e gergelim são ótimas opções para serem incluídas nos lanches, como por exemplo, adicionar de 1 a 2 colheres de chá de sementes no iogurte, no recheio do sanduíche, na salada de frutas ou no suco. Assim, o lanche fica mais nutritivo e manterá a saciedade por mais tempo.

Consuma fontes de boas gorduras

As gorduras boas trazem uma maior saciedade por também levarem mais tempo para serem digeridas, ajudam a reduzir a inflamação do organismo e melhoram os níveis de colesterol. Elas são encontradas em castanhas, em frutos gordurosos como abacate, coco e também em peixes como atum, sardinha e salmão.

Troque a farinha de trigo por Farelo de Aveia

O farelo de aveia é uma fonte saudável de carboidratos, rica em fibras e com baixo índice glicêmico, melhora a microbiota intestinal e reduz a obstipação intestinal. Se você não gosta ou não pode ingerir farinha de aveia, escolha as farinhas de amêndoa, de coco, e de chia.  E não se esqueça de ingerir água, para as fibras cumprirem o seu papel precisam desse nutriente.

Tenha palitinhos de legumes prontos para o consumo

Em alguns momentos do dia pode surgir àquela vontade de comer, e uma boa maneira de manter a dieta é comer palitinhos de legumes como cenoura, talos de salsão, palmito, pepino tipo japonês e ramos de aipo gelados. Os mesmos são nutritivos, e irão te ajudar a lidar com a ansiedade e vontade de mastigar.

Coma pipoca quando bater aquela fome emocional

A pipoca é rica em fibras, antioxidantes, ácido fólico, magnésio e vitaminas B1 e B2, sendo uma boa opção para consumir na hora que bater a fome emocional, mas isso só funciona se a guloseima for preparada com pouco sal e sem gordura (ou seja, o balde do cinema está proibido).

Dê preferência para fazê-la no micro-ondas,  tempere com ervas como orégano e salsinha, adicione apenas um pouco sal para dar sabor. E nunca coma mais que 100g.

Para mais dicas como essa, me acompanhe no instagram ou acesse o meu site!

 

Por: Dra. Nany Sado

Nutricionista

CRN1/10683

 

  • michelle-branquinho

 

 

 

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