Cuidados com a pele: acne e manchas

cuidados-pele-acne-manchas

Cuidar da pele é essencial, independente de sexo, idade ou tipo de pele, e precisamos ter consciência de que cada pele tem uma necessidade diferente.

E fatores como poluição, estresse, tabagismo, clima, consumo de bebida alcoólica, exposição ao sol, alimentação e falta de rotina de cuidados, associados ao processo de envelhecimento, contribuem para o surgimento de manchas, acne da mulher adulta e perda de viço da pele.

Como cuidar da pele de forma preventiva 

Com relação às manchas, a não aplicação do filtro solar diariamente, a manipulação de espinhas ou a acne persistente podem contribuir para o surgimento destas.

Existem vários tipos de manchas que podem surgir na pele, as mais comuns são o Melasma, manchas inflamatórias pós-acne e melanoses solares.

Podemos agir de forma preventiva evitando tais manchas de duas formas: a primeira, definindo os gatilhos de piora de cada mancha e os combatendo; por exemplo, evitando o uso indiscriminado de “chips hormonais” caso você tenha susceptibilidade genética para Melasma, uma vez que estes podem desencadear Melasma; e segundo, ao traçar uma rotina de Skincare individualizada com filtro solar com cor.

Por isso é importante consultar um médico dermatologista para prescrição de dermocosméticos e tratamentos adequados, esse profissional vai avaliar a causa e indicar o melhor tratamento de forma individualizada.

Cuidados para o dia a dia

Em relação ao cuidado da pele acnéica, é importante manter um bom controle de oleosidade, reeducação alimentar evitando carboidratos refinados, além de um bom Skincare;

Manter uma rotina de higiene da pele é muito importante. O rosto deve ser lavado duas vezes ao dia para evitar oleosidade excessiva, restos de maquiagem e outros produtos, como poluentes e poeira;

Nos casos de paciente com pele do tipo oleosa, o sabonete deve ser à base de ácido salicílico ou glicólico que favorecem a desobstrução dos poros. Para peles secas e normais , o ideal é sabonetes líquidos com agentes calmantes e hidratantes;

Fazer a remoção da maquiagem diariamente com soluções de limpeza como água micelar;

Hidratar a pele é importante, os hidratantes devem ser indicados conforme o tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo;

No caso do controle de manchas, sempre indicamos dermocosméticos com antioxidantes com ação antipoluição e para auxílio na fotoproteção como ácido ferulico, vitamina C, vitamina E, glutation, coenzima Q10 e resveratrol.

Veja também Oncologia Integrativa: uma peça fundamental no tratamento oncológico atual

Indicamos também filtros solares orais com princípios ativos que permitem fotoproteção e melhor “resistência” da pele à radiação. Os principais são: picnogenol, luteína, astaxantina e polypodium leucatomos, tendo fórmulas industrializadas e manipuladas.

Por fim, indicamos clareadores com alfahidroxiacidos (AHA) que clareiam progressivamente as manchas sem causar sensibilidade e vermelhidão.

E o mais importante no controle de manchas seria o uso diário, pelo menos 2x dia, de filtro solar tópico com cor e com FPS mínimo de 50.

Sua pele é única

Assim como você, sua pele é única, portanto, o melhor tratamento será aquele prescrito especialmente para ela e suas necessidades, nada funciona tão bem quanto um tratamento personalizado, prescrito por um médico dermatologista.

 

Por: Dra. Patrícia Aparecida de Castro

Médica Dermatologista

CRM/DF 13212 | RQE 9907

 

  • quero-ouvir

 

 

 

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima