Cores para um Design com Saúde e Bem-Estar

designer-clinica-saude-cores

Um bom atendimento depende não só do profissionalismo do especialista, mas também do ambiente que está inserido. Por isso, no caso de clínicas e consultórios, a decoração deve ser muito bem planejada. O ambiente afeta o modo de pensar e agir, e isso reflete até na saúde emocional e corporal. Assim, existem gatilhos na ambientação que ajudam tanto na recuperação quanto no humor dos pacientes.

Escolher os tons certos não só deixa o ambiente mais agradável, como impacta o subconsciente das pessoas, podendo aumentar as chances de elas voltarem ali.

Dicas de cores

Uma das dicas que eu tenho pra você é, evite o branco puro, embora para muitos profissionais seja a melhor escolha para a área da saúde e em seus consultórios. Clínicas médicas totalmente brancas não são boas escolhas! Além de sujar com facilidade, um espaço todo branco pode passar uma impressão excessivamente estéril, deixando os pacientes pouco à vontade e lembrando ambientes hospitalares. Portanto, fuja do branco puro. Mas, por outro lado, combiná-lo a outras tonalidades pode ser uma ótima ideia.

Diferente do branco puro, cores neutras e leves como cinza e off-White, trazem uma sensação de paz e tranquilidade, ideal para quem procura por um médico. Elas também aumentam a amplitude do espaço, o que valoriza seu consultório. Além disso se você quiser adicionar outra tonalidade, é possível combiná-las com praticamente tudo. Duas cores que você também pode usar sem medo, unindo às cores neutras, é o azul ou o verde, além dessas cores acalmarem, trazem esperança e tranquilidade e estão bastante associadas à saúde, especialmente o verde.

Muitos pacientes têm receio das consultas e, portanto, o objetivo é deixar o paciente o mais à vontade e tranquilo possível, prezando o máximo por seu bem-estar. É muito importante pensar sempre na experiência que seu paciente terá na clínica.

Conclusão

Mas um detalhe muito importante é que, não adianta pintar as paredes corretamente e decorar o ambiente de qualquer jeito. Tenha o mesmo capricho para decorar sua clínica e busque a ajuda de um profissional especializado. Escolha móveis aconchegantes e de materiais fáceis de lavar, atentando para a disposição deles no ambiente. O espaço precisa ter mobilidade, conforto e segurança. Use pisos com materiais claros e proporcione uma iluminação de qualidade, valorizando a luz do dia e iluminando os pontos principais da clínica.

Se você já tem a decoração da clínica pronta, mas acha que não está legal ou de acordo com o que a sua marca quer passar, não se preocupe. Nunca é tarde para mudar. Pequenos ajustes, como a própria decoração, podem transformar um ambiente.

 

YONARA LUSTOSA
Designer de Interiores

(62) 98196-7823

  • rogerio-morale
Rolar para cima