Cirurgias de coluna por vídeo: A cirurgia endoscópica tem proporcionado recuperação mais rápida aos pacientes

video-cirurgia-coluna

A Cirurgia por Vídeo ou Endoscopia da Coluna, é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal), que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna, pois mostra ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais.

Através de uma pequena incisão (menor que 1cm) é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão, sendo possível a visualização direta por vídeo enxergando internamente o problema e as estruturas nervosas.

Um outro diferencial é a anestesia.

É possível fazer uma cirurgia endoscópica de coluna com o uso de anestesia geral, da forma classicamente conhecida. Porém, uma vez que o procedimento é minimamente invasivo, o paciente pode ser submetido apenas a uma sedação com anestesia local.

Entre as diversas vantagens da técnica podemos citar:

  • Incisão reduzida na pele (normalmente de 8mm a 1cm);
  • Menor trauma/lesão da musculatura da coluna com consequente menor sangramento;
  • Baixos índices de lesões nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos (diminuindo a perda sanguínea);
  • Baixíssimo índice de infecção.

 

E o pós-operatório desse tipo de cirurgia. Como seria?

Após a recuperação pós anestésica, o paciente é levado para o quarto do hospital. Nesse momento, provavelmente já conseguirá sentar e levantar com cuidado para dar seus primeiros passos após o procedimento cirúrgico. Estará com um pequeno curativo no local da incisão. Caso já se sinta seguro, terá alta para casa no mesmo dia, poucas horas depois.

Apesar das primeiras descrições desse tipo de cirurgia datarem da década de 80 (Kambin, 1983). É neste século, porém, que a cirurgia avança de forma notável. Seu emprego já está bem estabelecido em diversos países. No Brasil, contudo, a divulgação ainda é pequena. O conhecimento, por pacientes e médicos, está em desenvolvimento. Obviamente não existe método infalível e cada caso precisa ser analisado individualmente, mas, certamente, no tratamento moderno das doenças da coluna, a cirurgia por via endoscópica deve sempre ser analisada como uma das mais seguras opções de tratamento.

 

Por: Dr. Aurélio Arantes
Ortopedia e Traumatologia
CRM/GO: 11500 | TEOT: 11807 | RQE: 7219
  • coe-ortopedia-especializada
Rolar para cima