Cirurgia Robótica do Joelho: Como ela funciona?

Cirurgia Robótica do Joelho Como ela funciona

Desde a década de 1990, os sistemas robóticos vêm melhorando constantemente. Estudos mostraram que eles melhoram a precisão do procedimento cirúrgico e sua reprodutibilidade. Com intervenções menos invasivas e menos traumáticas, que preservam a musculatura ao redor das articulações.

Antes de realizar o procedimento, o paciente passa por um scanner que gera um modelo virtual tridimensional de seu joelho a ser operado. Este modelo é usado para criar um plano cirúrgico exclusivo com base em sua anatomia. Ele permite que o cirurgião especifique o tamanho e a colocação ideal de seus implantes.

Durante os procedimentos de substituição, o cirurgião corta o osso e a cartilagem danificados e os substitui por componentes artificiais feitos de ligas metálicas, plásticos e polímeros de alta qualidade.

O que é Cirurgia Robótica do Joelho?

A cirurgia robótica do joelho é uma técnica inovadora para pacientes que sofrem de doenças degenerativas do joelho, como osteoartrite.

É realizada através da utilização de um braço robótico que permite que o cirurgião realize a cirurgia com precisão através de uma incisão menor do que com a cirurgia convencional.

Este procedimento usa raios X e uma reconstrução tridimensional do joelho para determinar as áreas danificadas que precisam ser removidas, permitindo a colocação precisa do implante do joelho.

O procedimento pode ser usado para a colocação de uma prótese total ou parcial do joelho. Durante o procedimento, a parte doente do joelho é removida, preservando assim o osso e os tecidos saudáveis que o cercam.

Um implante (a prótese) é então preso à parte preparada da articulação do joelho, resultando na resolução dos sintomas e no movimento natural do joelho.

Por ser uma técnica minimamente invasiva, a incidência de cicatrizes e perda de sangue é muito baixa.

Quem pode passar pela Cirurgia Robótica do Joelho?

A cirurgia robótica do joelho é ideal para pacientes com deformidades graves, casos complexos, osteoartrite pós-traumática, pacientes com implantes intramedulares, etc.

A navegação robótica facilita e nos permite realizar cirurgias que não seriam convencionalmente possíveis, mas qualquer paciente submetido a próteses de joelho se beneficiará de maior segurança e ótimos resultados se este sistema for usado.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, consulte um médico ortopedista especialista em cirurgia robótica do joelho.

Por: Dr. Ulbiramar Correia da Silva Filho

Ortopedia e Traumatologia

CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240

Dr. Ulbiramar Correia da Silva Filho

  • coe-ortopedia-revista-mais-saude

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima