Cirurgia metabólica para diabetes: tratamento do tipo 2

cirurgia-metabolica-para-diabetes

Cirurgia metabólica para diabetes, saiba sobre esse tratamento para o tipo 2. Recentemente, a Sociedade Brasileira de diabetes (SBD) divulgou que no Brasil contamos com cerca de 12 milhões de pacientes com diabetes. Muitos não sabem que possuem tal doença, por se encontrarem na sua fase inicial sem apresentarem sintomas.

Tal doença se deve, principalmente, ao moderno estilo de vida que aumenta a adiposidade corporal. Quando os sintomas aparecem, em muitos casos o paciente já está numa fase mais avançada da doença ou até com complicações, como perda da visão e/ou problemas vasculares.

Sendo assim, está doença exige um controle rigoroso e acompanhamento regular com um endocrinologista. Infelizmente, uma grande parcela da população não consegue controlar a doença da forma adequada, favorecendo a evolução do Diabetes.

Cirurgia metabólica para diabetes

Em dezembro de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a resolução nº 2.172/2017, trazendo novas regras e ampliação da indicação da cirurgia metabólica para tratamento do Diabetes tipo 2.

A cirurgia metabólica visa o controle da doença (DIABETES), bem como de outras doenças associadas, como a Hipertensão Arterial, a Dislipidemia (alteração de colesterol ou triglicérides), Esteatose Hepática (gordura no fígado) ou Apnéia do Sono.

Este controle acontece por meio de uma diminuição dos hormônios associados à fome no estômago, ao mesmo tempo em que há um incremento dos hormônios relacionados à saciedade no intestino, verificado após o procedimento cirúrgico.

Cirurgia metabólica para diabetes: qual a indicação?

A indicação deve ser feita por um cirurgião bariátrico e deve estar de acordo com os seguintes critérios:

  • Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 34,9 (mínimo);

  • Ter entre 30 e 70 anos de idade;

  • Tempo mínimo de doença de 2 anos;

  • Tempo máximo de doença de 10 anos – devido à dificuldade de remissão do diabetes após esse período. No entanto, mesmo os pacientes que não alcançam a remissão podem se beneficiar da redução dos níveis glicêmicos proporcionada pela cirurgia, reduzindo as chances de complicações futuras.

Cirurgia metabólica para diabetes: é seguro?

A cirurgia metabólica é um tratamento seguro e eficaz para o Diabetes tipo 2. No entanto, sempre é importante ressaltar a importância de uma alimentação adequada e mudança no estilo de vida como coadjuvantes do tratamento, a fim de buscar uma manutenção dos níveis glicêmicos dentro dos limites recomendados ao longo de toda a vida.

Portanto, agende uma consulta para uma avaliação e para tirar todas as suas dúvidas sobre este e demais tratamentos.

 

Por: Dr. Tiago Ferreira Paula

Cirurgião do Aparelho Digestivo

CRM/GO: 13656 | RQE: 9762

Leia também: Cirurgia Ortognática tem Cobertura Pelo Plano de Saúde?

  • apharaceutica
Rolar para cima