Cirurgia de Joelho em Goiânia: qual médico procurar?

cirurgia-de-joelho-em-goiania

Você está procurando um médico especializado em cirurgia de joelho em Goiânia e não faz a mínima ideia por onde começar?

Então, aqui está a boa notícia: Você chegou no lugar certo!

Em Goiânia, o Dr. Ulbiramar Correia é uma referência quando se trata de cirurgia de joelho, com vasta experiência em artroscopia e prótese de joelho, usando técnicas minimamente invasivas a fim de garantir um maior conforto ao paciente.

É claro que apenas após o exame clínico que o médico vai avaliar ou não a necessidade de uma cirurgia, mas o ideal é que você procure um especialista em joelho.

Assim, mesmo que não seja caso cirúrgico, ele vai orientar quanto ao tratamento mais adequado.

Além de tirar todas as suas dúvidas sobre qual médico procurar no caso de cirurgia de joelho em Goiânia, vamos mostrar os principais tipos de cirurgia, quando são indicadas, e dessa forma, você já tem uma ideia do seu problema!

Conheça o Dr. Ulbiramar Correia aqui

Cirurgia de joelho em Goiânia: quais os tipos?

Artrose, artrite inflamatória, traumatismos, lesões…

O joelho é uma articulação sujeita a diversos problemas, com um ponto em comum: todas as causas favorecem ao surgimento de sintomas como dor, rigidez e a longo prazo, incapacidade funcional.

Embora em alguns casos não seja necessária uma cirurgia, em outros, é a única alternativa.

Por isso, confira, a seguir, os principais tipos de cirurgia de joelho em Goiânia:

Cirurgia Ligamento Cruzado Anterior – LCA

Lesões no ligamento cruzado anterior são mais frequentes em atletas, cujos esportes exigem movimentos de rotação ou deslocamentos laterais.

Por exemplo, futebol, basquete, vôlei, artes marciais, etc.

Então, o LCA é um dos quatro principais ligamentos do joelho, que liga o fêmur à tíbia, respectivamente o osso da coxa ao osso da perna.

Sua principal função é promover a estabilidade do joelho no sentido de rotação, e assim, ajuda a proteger as estruturas internas, como meniscos e cartilagens.

O rompimento do LCA geralmente é em razão da torção do joelho ou extensão excessiva durante a prática esportiva, mas também pode ter origem em entorses no ambiente doméstico ou acidentes de carro.

Se você quiser saber mais se o caso é ou não cirúrgico, clique aqui que vamos explicar mais detalhadamente.

Prótese de Joelho

Uma das principais indicações de cirurgia de joelho em Goiânia para colocação de prótese de joelho é devido à osteoartrite, caracterizada pelo desgaste ou degeneração da cartilagem do joelho, cujas principais causas incluem:

  • Processo de envelhecimento;
  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso;
  • Doenças metabólicas;
  • Sobrecarga no joelho;
  • Esforços intensos durante atividades físicas;
  • Fatores hereditários;
  • Alterações nos ossos.

Após avaliar o paciente e solicitar exames, o médico pode optar por um tratamento conservador, a fim de avaliar a dor, o inchaço e a dificuldade para caminhar.

Se você está desconfiando de uma artrose no joelho, entenda mais o que pode estar acontecendo.

No entanto, existem casos onde a indicação é a prótese de joelho, que consiste na substituição parcial ou total da prótese de joelho.

Instabilidade articular

A instabilidade articular pode ter origem congênita ou não, e acontece quando os ligamentos do joelho estão enfraquecidos, podendo afetar os músculos, cartilagens e meniscos.

No caso de causa não congênita, pode ser causada por uma queda, movimentos repetitivos e excesso de esforço.

Se não tratar a instabilidade articular adequadamente, pode levar para um quadro de artrose. Daí a importância do diagnóstico precoce.

Quanto ao tratamento, tudo vai depender da causa e da gravidade da instabilidade, e apenas o médico especialista em joelho é capaz de dar o diagnóstico.

Veja aqui se a indicação para o seu caso é cirurgia de joelho.

Lesão de menisco

Os meniscos têm a função de amortecer impactos, além de ajudar na lubrificação, movimentos, dando estabilidade à articulação.

No entanto, fatores como sobrepeso, artrose, artrite, pancada, exercícios intensos ou feitos de forma errada, podem causar uma lesão meniscal.

Se você está com uma dor intensa na região lateral e anterior do joelho. Edema ou dificuldade em realizar alguns movimentos, é bem provável que o problema seja menisco.

Nesse caso, é essencial consultar um especialista em joelho para o correto diagnóstico e para saber como é o tratamento para lesão de menisco, clique aqui.

Condromalácia patelar

Primeiramente, a condromalácia patelar, popularmente conhecida como “joelho de corredor”, ocorre quando há uma degeneração e inflamação da cartilagem do osso da patela, localizada na parte da frente do joelho.

Pode ter várias causas, como joelho valgo (voltado para frente), enfraquecimento do quadríceps, sobrepeso, traumas, exercícios repetitivos ou mesmo uso frequente de salto alto.

Portanto, quanto ao tratamento, tudo depende da gravidade da doença, e em alguns casos, a recomendação é cirurgia de joelho em Goiânia.

Luxação patelar

Outro caso onde é indicada a cirurgia de joelho em Goiânia é para luxação patelar, que nada mais é do que o deslocamento da patela.

Pode ocorrer devido a uma queda, pancada, entorse, exercícios feitos de forma inadequada, entre outros motivos, como deformidades anatômicas dos ossos do joelho.

De acordo com a causa, o médico vai definir qual será o tratamento, e se a indicação for cirúrgica, a técnica mais utilizada atualmente é a artroscopia, um procedimento minimamente invasivo, permitindo uma recuperação bem rápida.

Lesão do LCP

LCP, ligamento cruzado posterior, fica localizado atrás do joelho, ligando o fêmur à tíbia.

Na maioria das vezes, rompe-se esse ligamento por acidentes ciclísticos, de carro, motocicleta, queda ou entorse, ou mesmo durante uma prática esportiva.

Baseia-se o tratamento na gravidade da lesão, onde o ortopedista pode optar por um tratamento conservador ou cirurgia.

Se o tratamento médico não tiver resposta, a indicação é cirurgia, com o objetivo de reconstruir o ligamento, por meio da artroscopia.

Portanto, esses são os principais tipos de cirurgia de joelho em Goiânia, e cada um deles requer um diagnóstico feito por um ortopedista especialista em joelho.

Às vezes, nem vai ser necessária uma intervenção cirúrgica, mas apenas o médico é capaz de avaliar caso a caso.

Cirurgia de joelho em Goiânia qual médico procurar?

A dúvida mais frequente entre pessoas com problemas de joelho é qual médico procurar em caso de cirurgia de joelho em Goiânia.

Como já falamos no início, o Dr. Ulbiramar Correia, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, é uma referência em todas as patologias que podem afetar o joelho.

Sendo assim, ao avaliar cada caso individualmente, e com base no diagnóstico, vai avaliar se o tratamento é ou não cirúrgico.

Portanto, independentemente do tratamento, seu maior objetivo é promover mais qualidade de vida e bem-estar aos seus pacientes!

Rolar para cima