Câmara hiperbárica: o que é, como funciona e benefícios

camara-hiperbarica

O que é câmara hiperbárica? A câmara hiperbárica é uma câmara de ventilação contínua nas quais o oxigênio puro é administrado a uma pressão de até 3 vezes a pressão atmosférica.

De fato, é um tratamento que tem se mostrado muito eficaz e muitos centros estão implementando o seu uso.

Qual é o uso da câmara de oxigênio hiperbárica?

A câmara serve para levar oxigênio a todos os nossos tecidos centrais e periféricos, melhorando assim a circulação. 

Esta tecnologia ajuda pacientes em vários distúrbios graças à sua capacidade de oxigenação. Portanto, é um excelente tratamento do ponto de vista adjuvante em tudo relacionado à medicina regenerativa.

Como funciona a câmara hiperbárica?

A metodologia consiste nas seguintes etapas:

  • 1. Realização de uma avaliação inicial por meio de um pequeno questionário e uma subsequente entrega de um orçamento aproximado.
  • 2. Avaliação minuciosa com um médico especialista e, neste momento, é feita uma resolução de todas as dúvidas, confirmação de aptidão e protocolo definitivo do serviço.
  • 3. As sessões prescritas pelo médico são iniciadas e durarão aproximadamente 60 a 90 minutos.

É de vital importância selecionar bem o centro e notar as diferenças entre as diferentes câmaras hiperbáricas disponíveis, prestando especial atenção para garantir que elas atinjam os níveis ideais de pressão necessários para a patologia para a qual vamos tratar. 

Além disso, é essencial que renovem o oxigênio para garantir sua concentração de 100% durante todo o tratamento, que tenham uma série de medidas e protocolos que garantam nossa segurança, que nos proporcionem um mínimo de conforto, já que teremos que ficar dentro da câmara entre 60 e 120 minutos.

Benefícios da câmara hiperbárica

Há muitos benefícios da câmara e, entre eles, encontramos alguns, tais como: aumentar a resiliência natural do seu corpo, aumentando até 22 vezes a quantidade de oxigênio que seu sangue carrega. Bem como recuperação do pé diabético, úlceras, complicações na cicatrização ou traumatologia, queimaduras, lesões, surdez súbita ou lesões por radioterapia, entre outros.

O oxigênio ajuda na recuperação de tecidos danificados, melhorando o edema, a inflamação e o processo de cicatrização em lesões ligamentares, tendíneas, musculares, fraturas tardias para melhorar a formação de calo ósseo e para a recuperação de processos pós-cirúrgicos.

Quais doenças são tratadas com a câmara hiperbárica?

Entre as doenças que podemos tratar com a câmara estão todas aquelas relacionadas à regeneração acelerada dos ossos, fadiga crônica e fibromialgia, onde a medicina hiperbárica reduz muito a medicação e melhora significativamente a qualidade de vida do paciente ou doenças neurológicas. 

A câmara hiperbárica também está sendo usada no mundo dos esportes, onde é possível aumentar o desempenho dos atletas e, em caso de lesão, a recuperação também é muito mais rápida.

Contraindicações da câmara hiperbárica

As contraindicações da câmara são poucas e muito definidas, encontrando apenas o pneumotórax pulmonar como uma contraindicação absoluta. 

Existem várias outras contraindicações relativas, que podem ser tratadas por especialistas em medicina hiperbárica, atrasando o início do tratamento, interrompendo-o ou modificando a medicação, como epilepsia não tratada, congestão nasal, presença de tampões de ouvido e alguns medicamentos que poderíamos encontrar na quimioterapia.

Contribuição da câmara hiperbárica no esporte

Como mencionamos anteriormente, a oxigenação hiperbárica como tratamento aumenta à pressão atmosférica dentro da cápsula e, conforme descrito pelas leis da física, quanto maior a pressão atmosférica, maior a porcentagem de oxigênio acumulada no plasma, que circula e é distribuído para o bom funcionamento do corpo.

Se também acrescentarmos que na câmara estamos tratando o paciente com 100% de oxigênio puro, é praticamente impossível calcular o número de vezes que multiplicamos a irrigação de oxigênio no sangue, uma vez que aumenta tanto pelo fenômeno da pressão atmosférica quanto pelo aumento do oxigênio no ar, para 100% na câmara…

Em diferentes estudos, verificou-se que, graças à oxigenoterapia hiperbárica, há um aumento na tolerância ao exercício, um aumento na energia muscular, à custa de um aumento na carga de energia e no potencial do tecido muscular, graças ao suprimento extra de oxigênio respirado na câmara hiperbárica.

 

Tags relacionadas: #tipos de câmara hiperbárica #a oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica #tratamento com oxigenoterapia hiperbárica #centro de medicina hiperbárica #câmara hiperbárica individual #o2 hiperbárica

Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima