Bioestimuladores de colágeno: o que são e como funcionam?

bioestimuladores-colageno

Rejuvenescer está no topo da lista dos desejos, ter uma pele viçosa e saudável é o sonho da imensa maioria das pessoas.

A dermatologia conta com várias opções de tratamentos para atender aos mais diversos casos. A combinação dos tratamentos de forma individualizada é o grande segredo para o rejuvenescimento natural, bonito e elegante.

Os bioestimuladores de colágeno contribuíram muito para os excelentes resultados no tratamento do envelhecimento.

Os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, mais popularmente conhecidos pelos nomes comerciais: Radiesse, Sculptra e Ellansé.

São indicados na face, para o tratamento da flacidez, melhora do contorno do rosto, melhora das cicatrizes de acne, embelezamento (beautification). São uma excelente opção para atletas, para pacientes após emagrecimento (cirurgia bariátrica), após lifting facial (cirurgia plástica), após bichectomia.

Os Bioestimuladores são indicados para que?

No corpo, são indicados para o tratamento da celulite, flacidez nos braços, abdome (umbigo triste), coxas, joelhos e mãos.

Caíram no gosto de atrizes famosas por melhorar o contorno e a flacidez dos glúteos, deixando o bumbum empinado. Os indicados para o uso corporal são o Sculptra e o Radiesse.

A partir dos 30 anos, ocorre uma perda de colágeno na pele de 1% ao ano. Para mantermos a pele firme e bonita temos que alimentar o nosso “banco de colágeno”. Em pacientes mais jovens, recomendo 1 sessão de bioestimulador ao ano. Pacientes com mais idade e flacidez, pode ser necessário até 3 sessões. Nesses casos, prefiro associar outros tratamentos como Ultrassom Microfocado (Ultraformer), os fios de sustentação, de forma a otimizar os resultados e deixá-los naturais.

Ao serem injetados na pele, os bioestimuladores de colágeno irão provocar uma resposta inflamatória benéfica que irá estimular os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno, a produzirem novas fibras colágenas de forma organizada promovendo um espessamento da pele, o que reflete em uma pele com mais sustentação, firmeza, menos rugas, mais viço e luminosidade.

A suplementação oral de colágeno hidrolisado com verisol ou peptan potencializa muito os resultados dos bioestimuladores.

Para indicar qual o melhor tratamento para você, é indispensável a consulta com médico dermatologista, somente ele, após análise do seu caso, poderá orientar qual tratamento optar.

 

Por: Dra. Lilian Mendes Ferreira Urbano
Dertamologia
CRM/DF: 15119 | RQE: 10223
  • dermyah-dermocosmeticos
Rolar para cima