As interferências dos atrasos no desenvolvimento infantil na aprendizagem

atrasos-desenvolvimento-infantil
AS INTERFERÊNCIAS DOS ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA APRENDIZAGEM. ENTENDA COMO IDENTIFICAR OS SINAIS QUE PODEM ACARRETAR EM DIFICULDADES ESCOLARES.

 

Quando o assunto é desenvolvimento infantil, existem várias dúvidas em relação aos requisitos que as crianças precisam desenvolver, tendo como parâmetro o marco do desenvolvimento por idade cronológica; gerando uma série de questionamentos acerca dos impactos que refletem nas experiências que serão vivenciadas ao longo da vida.

Todo sinal de alerta que indica atrasos na aquisição das habilidades relacionadas às diversas áreas do desenvolvimento infantil, apresenta grande reflexo na aprendizagem, e vários sinais são percebidos principalmente na idade escolar.

Em decorrência disso, nós, os Psicopedagogos, somos indicados para iniciar um processo de investigação e identificar possíveis atrasos através de uma análise diagnóstica criteriosa, com o objetivo de mapear a idade de desenvolvimento infantil em uma perspectiva psicopedagógica.

 

Quais são os sinais de atrasos no desenvolvimento que podem ser percebidos durante a fase escolar?

Geralmente,  nos primeiros anos de vida,  as crianças são preparadas e estimuladas em suas  diversas áreas de desenvolvimento que estão diretamente interligadas à aprendizagem como:  a cognição, desenvolvimento motor, linguagem, social e afetiva. O que se espera é que na fase escolar, todas essas habilidades estejam desenvolvidas de acordo com os parâmetros de sua faixa etária, para que não encontre dificuldades em identificar letras e números, narrar uma história, ou até mesmo realizar tarefas sozinho.

Sabendo disso, quando a criança apresenta dificuldades em compreender o que é proposto, manusear objetos, desenhar, escrever, narrar aquilo que ouve, criar uma história, identificar e nomear números, letras ou objetos que já espera que o faça, são sinais de alerta que podem estar relacionado a algum déficit que a impeça que execute determinadas tarefas e sendo assim, esses sinais são indicativos para uma análise diagnóstica para mapear o desenvolvimento da criança e suas lacunas.

 

De que forma os atrasos impactam o aprendizado?

Uma vez que essas crianças apresentam comprometimentos ou déficits em relação a alguns preditores para aprendizagem, automaticamente, comportamentos desviantes ou de esquivas podem ser manifestados, bem como, desmotivação na realização da tarefa, podendo influenciar diretamente no vínculo com a aprendizagem, bem como as suas relações sociais.

 

Ao identificar os atrasos, o que deve ser feito?

Geralmente, a escola é a primeira a identificar quando a criança apresenta qualquer tipo de dificuldade, seja ela motora, de linguagem, social ou de aprendizado para orientar a família. É muito comum, a partir desta percepção, fazer o encaminhamento para uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de mapear o desenvolvimento do indivíduo. Esta avaliação pode ser feita por um Psicopedagogo, e se necessário, a integração de outros profissionais para fechamento do diagnóstico como: Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Neuropsicólogo e outros.

A participação de um Psicopedagogo(a) será de grande importância para identificar de que forma os déficits estão impactando o aprendizado, e em seguida, iniciar um plano terapêutico direcionado a estimular os atrasos, afim de propiciar  a criança meios que viabilize o desenvolvimento e o processo de aprendizagem, com recursos apropriados que potencializam o aprendizado.

 

Por: Kariny Garcia
Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica
  • coe-ortopedia-especializada
Rolar para cima