Acupuntura no tratamento ortopédico: o que é?

acupuntura-tratamento-ortopedico

Você conhece a acupuntura no tratamento ortopédico? A acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos, e no Brasil, é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995. 

Seus benefícios são tantos que a própria Organização Mundial de Saúde já recomenda para tratar diversos casos.

Acupuntura no tratamento ortopédico: como funciona?

Nossa energia vital circula pelo corpo por meio dos meridianos, que são conectados entre si e ligados aos diferentes órgãos do organismo.

Portanto, com o auxílio de agulhas, o profissional estimula determinados pontos de dispersão ou tonificação para restabelecer a circulação das energias no corpo.

Sendo assim, ao agulhar um paciente, é gerado um estímulo que percorre o sistema nervoso periférico, indo até o sistema nervoso central, onde ativa a área cerebral, liberando neurotransmissores que vão possibilitar ações anti-inflamatórias, analgésicas e modulatórias nos sistemas endócrino, imunológico e psíquico, podendo auxiliar no tratamento das patologias existentes, e reduzir consideravelmente o uso de medicações.

Acupuntura no tratamento ortopédico: O que se trata?

A acupuntura pode tratar uma infinidade de doenças, mas podemos listar as principais queixas de quem procura por este tratamento, e são elas: artrites e tendinites, fibromialgia, dores crônicas, inflamações, problemas gastrointestinais, distúrbios do sono, hipertensão arterial, ansiedade e depressão, aliviar o estresse, alergias e efeitos colaterais de medicamentos. Sendo bastante efetiva no tratamento de pacientes com ansiedade, cefaléia, enxaqueca, stress, insônia, dores miofasciais e demais dores em geral.

Vale lembrar que o campo de intervenção da acupuntura se situa ao nível de patologias funcionais, o que na medicina chinesa corresponde ao desequilíbrio energético, ou seja, antes mesmo de ocorrer uma lesão em um determinado órgão, até mesmo em alguma articulação.

Por outro lado, quando já existe uma lesão em um órgão, a acupuntura intervém para aliviar os sintomas.

Leia também: Acupuntura Unimed e Ipasgo em Goiânia: onde fazer?

Acupuntura no tratamento ortopédico: como é a sessão?

Em primeiro lugar, o profissional faz um exame para avaliar o estado de saúde geral e os antecedentes médicos do paciente. Assim como os potenciais desequilíbrios energéticos.

Após essa avaliação, define-se a melhor técnica, ou combinação que serão utilizadas. Onde podemos listar a auriculoterapia, a craniopuntura, a eletroacupuntura, os pontos locais, os pontos distais, o moxabustão e as ventosas.

Em alguns casos alívio pode ser imediato, em outros ocorre após dois ou três dias. Mas é importante realizar uma avaliação detalhada e tirar todas as suas dúvidas. Pois cada caso deve-se analisar individualmente e a avaliação permite instruir quanto às suas expectativas de resultado.

Portanto, com isso, a acupuntura tem despertado o interesse das pessoas cada vez mais, em razão de ser um tratamento individualizado, cujo principal objetivo é promover o bem-estar e qualidade de vida das pessoas!

 

Por: Dr. Carlos Antônio Thomé

Médico Acupunturista

CRM/GO: 4078 | RQE: 13566

 

 

  • coe-ortopedia-especializada

Rolar para cima