Acupuntura no Tratamento da dor

acupuntura-tratamento-dor

A dor é uma das principais queixas de sofrimento das pessoas e embora seja uma resposta protetora do organismo a estímulos nocivos, resulta em efeitos indesejáveis quando não tratadas, como incapacidades, comprometimento da qualidade de vida e graves reflexos psicossociais e econômicos, sendo um problema de saúde pública.

Existem diversas formas para o controle da dor, seja ela aguda e/ou crônica, e a Acupuntura, modalidade mais conhecida da Medicina Chinesa no Ocidente, tem finalidade terapêutica baseada em diagnósticos precisos e com eficácia terapêutica da dor comprovada em diversos estudos realizados.

Você sabe a diferença entre dor aguda e dor crônica?

A dor aguda é uma resposta protetora do organismo a estímulos nocivos que segue a uma lesão do tecido e é temporalmente limitada, ou seja, ao curar a lesão, a dor cessa.

A dor crônica, por sua vez, é definida como uma dor que persiste além do tempo normal de cura, ou é associada a doenças crônicas por um período maior que três meses.

Intensidade da Dor

O seu grau de intensidade não é diretamente proporcional à quantidade de tecido lesionado e muitos fatores podem influenciar a sua percepção, como fadiga, depressão, raiva, medo, estresse, ansiedade, insônia, sentimentos de desesperança ou desamparo.

A dor não tratada causa muito sofrimento aos indivíduos afetados, indistintamente. Portanto, todo o esforço deve ser feito para promover um tratamento eficaz, e a Acupuntura que além de tratar a raiz do problema, irá tratar associadamente quaisquer outros distúrbios provocados ou não pela dor.

Causas da Dor segundo a Medicina Chinesa

A maior parte dos quadros de dor, segundo a Medicina Chinesa, se origina por uma obstrução do livre fluxo de energia, juntamente com a obstrução do livre fluxo sanguíneo. Este processo de desequilíbrio energético causa desarmonias orgânicas e as doenças que desencadeiam ou não dor.

Quando a dor aparece, dá a indicação de onde acontece determinada obstrução, exceto em casos de traumas, pois nem sempre a origem da dor está no local exato de sua manifestação.

Benefícios da Acupuntura

A Acupuntura é eficaz tanto no tratamento da dor aguda quanto a dor crônica, reduzindo a necessidade de medicação, proporcionando analgesia, relaxamento, promovendo a liberação de opióides analgésicos e anti-inflamatórios, endorfina, serotonina, produzindo efeitos homeostáticos e harmonizando psicologicamente o indivíduo. Ela pode ser usada isoladamente ou como coadjuvante, e pode-se potencializar a analgesia com o uso de Eletroterapia associada às agulhas, focando na região da dor.

Em outros casos, a aplicação das agulhas será em locais distantes e opostos ao da dor, com uma resposta positiva, podendo ser associada a outras técnicas da Medicina Chinesa como ventosas, crâniopuntura, laser, moxabustão, massagem tradicional chinesa, reflexologia e o uso de pontos na orelha com a técnica de Auriculoterapia.

Faça Acupuntura você também! Sua mente e seu corpo agradecem!

Por: Dr. Carlos Antônio Thomé

Médico Acupunturista

CRM/GO: 4078 | RQE: 13566

Dr. Carlos Antônio Thomé

 

  • coe-ortopedia-especializada
Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Você vai gostar também
Rolar para cima