A Importância da Saúde Bucal

importancia-saude-bucal

Mediante o cenário em que estamos vivendo, o meu propósito é trazer a todos o quão importante é a SAÚDE BUCAL.

Importância da saúde bucal

Para terem uma ideia mais clara, um problema na cavidade bucal pode levar a sérias consequências no nosso corpo em geral, debilitando-o pela instalação e/ou progressão de novas doenças e desordens físicas.

Bactérias que compõem a microbiota bucal em situações adversas, principalmente quando há uma elevação de acidez bucal, aumentam em número e patogenicidade ocasionando desde uma simples cárie até uma infecção de origem endodôntica (infecção no canal dentário) ou mesmo periodontal (gengiva e osso).

Levando em consideração o período que passamos de muito estresse, mudanças de hábitos alimentares e atividades físicas, é comum estarmos cada vez mais suscetíveis a fraturas dentárias, traumas, além de hábitos de apertar e ranger os dentes. Tudo isso pode intensificar o quadro clínico de um dente doente, levando até a sua perda.

Tratamento

O tratamento de uma patologia bucal deve ser analisado de um ponto de vista abrangente, que inclua as diversas áreas da odontologia. É comum pensarmos no tratamento endodôntico e, em casos mais severos, na extração dentária.

Nestes casos de perda do dente, tratamentos com implantes imediatamente pós-extração se mostra uma boa alternativa. É considerada uma técnica muito prática, sem grandes riscos à saúde, como também, trazendo benefícios para a região afetada, com conforto e função.

Claro que, para o desenvolvimento de tal conduta, precisamos de exames adequados e avaliação clínica para um diagnóstico preciso, conhecimento de técnica, critérios de execução a serem devidamente pré-estabelecidos e aplicados, para um tratamento seguro!

A boca faz parte do complexo respiratório e gastrointestinal correlacionado à corrente sanguínea. Uma infecção dentária pode abaixar a imunidade do organismo, tornando-o deficiente e propenso ao desenvolvimento de doenças sistêmicas e oportunistas.

Doença bucal x deficiência imunológica = maior chance de doenças!

Não obstante, a probabilidade de se enquadrarem no grupo de risco e contágio pelo vírus da COVID 19 aumenta! Pouco se fala, mas uma grande maioria de pessoas que vieram a óbito estava com uma doença sistêmica prévia. E quem não as tinha?!

Temo que nos proteger e proteger não só quem amamos, mas o coletivo!

VAMOS JUNTOS UNIR FORÇAS!

Não arrisquem sua saúde por tão pouco, seja sensato, permitindo ser cuidado por um profissional preparado e pronto para te assegurar um bem estar, conforto, beleza e alegria de viver, além de colaborar para que o cenário que estamos vivendo não fique pior!

“Colaboração e solidariedade, gera colaboração e solidariedade!”

 

Por:
Dra. Sabrina Gomes dos Santos
Reabilitação Oral e Implantodontia
CRO/GO: 6720
 
Dr. Vinícius Caixeta
Endodontia
CRO/GO: 11327
  • gennesys-consulting-goiania

Acompanhe mais artigos e matérias em nossa revista sobre saúde e bem-estar.

Rolar para cima